Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 21 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Prefeitura finaliza projeto com resultado no controle de dores
Data:20/07/2018 - Hora:09h18
Prefeitura finaliza projeto com  resultado no controle de dores
Assessoria

As funcionarias da Secretaria Municipal de Saúde do (PSF) Programa Saúde da Família do Bairro COHAB Nova da Prefeitura de Cáceres, finalizaram essa semana o projeto  piloto “Cuidador”, idealizado por elas. Conforme a enfermeira Giane Akimoto Furtado a idéia surgiu no ano passado, quando ela finalizou o curso de auriculoterapia, uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha, que pode ser associada aos tratamentos convencionais, no auxílio do manejo de dores crônicas com diagnósticos variáveis em seguimento ortopédico ou reumatológico.

Entre os pacientes, estão aqueles com lombalgia, dor ciática, bursite, artroses, artrites, neurites, com co-morbidade, com outras doenças crônicas ou não, entre outras. A medica Susana Paz, especialista em reflexologia podal e auto massagem corporal, (parte das Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), integrante do programa mais médico, já está trabalhando no PSF, a 5 anos e sugeriu a proposta; considerando o grande n úmero de pacientes atendidos com doenças crônicas, no setor.

Assim ficou decidido unir a parte clinica e as Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), convidando a fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos, a psicóloga Eliete Baptista Mucari de Almeida do Centro de Reabilitação e a Terapeuta Jane Seba Lima, como voluntaria, criando-se a equipe multidisciplinar. Iniciado o  Projeto, foram delimitados 30 pacientes que se comprometeram a participar do inicio ao fim para se poder medir o resultado, que foram avaliados  com resultados excelentes.

Na análise do Secretário de Saúde Antonio Carlos Mendes, o trabalho é excelente, o resultado que se esperava, foi comprovado com 50% de melhora dos pacientes e o projeto agora deve planejar e capacitar outros profissionais da saúde, para a extensão a outros PSF’s.

O Prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz se disse muito feliz em conhecer o trabalho, para ele, muito importante para a saúde de Cáceres, tendo baixo o custo, produzido resultados eficientes no controle da dor e trabalhando a parte clinica com as terapias complementares. “Para que haja a implantação nos outros PSFs, precisamos inserir o projeto dentro do planejamento para adequar os recursos, mas também profissionais humanos, comprometidos que sigam este exemplo,” finalizou Francis, que conheceu o projeto e admirou os seus resultados.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Querida amiga Adriana Barbosa Barros, hoje você inicia uma nova jornada, e neste momento de alegria em que celebra mais um ano de vida,  nós as Ex-Imaculadas temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade por tantos anos. Hoje desejamos felicidades, rogando ao Criador que ilumine ainda mais seu caminho para que possa conquistar todos os seus sonhos. Parabéns amiga!!! Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o dia de hoje lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz hoje e para sempre! Feliz Aniversário! Felicidades pra você, Edson Flávio, por este dia tão especial que é o seu aniversário.  Que você possa ter muitos anos de vida abençoados e felizes, e que os anos futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Receba nosso carinho especial hoje. Feliz Aniversário. Flores multicoloridas a finess aniversariante Marisa Klein Dias. Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, com muita saúde, amizade e felicidades mil. Desejos de um dia muito feliz e que você possa celebrar a vida por muitos anos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados