Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Prefeitura finaliza projeto com resultado no controle de dores
Data:20/07/2018 - Hora:09h18
Prefeitura finaliza projeto com  resultado no controle de dores
Assessoria

As funcionarias da Secretaria Municipal de Saúde do (PSF) Programa Saúde da Família do Bairro COHAB Nova da Prefeitura de Cáceres, finalizaram essa semana o projeto  piloto “Cuidador”, idealizado por elas. Conforme a enfermeira Giane Akimoto Furtado a idéia surgiu no ano passado, quando ela finalizou o curso de auriculoterapia, uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha, que pode ser associada aos tratamentos convencionais, no auxílio do manejo de dores crônicas com diagnósticos variáveis em seguimento ortopédico ou reumatológico.

Entre os pacientes, estão aqueles com lombalgia, dor ciática, bursite, artroses, artrites, neurites, com co-morbidade, com outras doenças crônicas ou não, entre outras. A medica Susana Paz, especialista em reflexologia podal e auto massagem corporal, (parte das Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), integrante do programa mais médico, já está trabalhando no PSF, a 5 anos e sugeriu a proposta; considerando o grande n úmero de pacientes atendidos com doenças crônicas, no setor.

Assim ficou decidido unir a parte clinica e as Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), convidando a fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos, a psicóloga Eliete Baptista Mucari de Almeida do Centro de Reabilitação e a Terapeuta Jane Seba Lima, como voluntaria, criando-se a equipe multidisciplinar. Iniciado o  Projeto, foram delimitados 30 pacientes que se comprometeram a participar do inicio ao fim para se poder medir o resultado, que foram avaliados  com resultados excelentes.

Na análise do Secretário de Saúde Antonio Carlos Mendes, o trabalho é excelente, o resultado que se esperava, foi comprovado com 50% de melhora dos pacientes e o projeto agora deve planejar e capacitar outros profissionais da saúde, para a extensão a outros PSF’s.

O Prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz se disse muito feliz em conhecer o trabalho, para ele, muito importante para a saúde de Cáceres, tendo baixo o custo, produzido resultados eficientes no controle da dor e trabalhando a parte clinica com as terapias complementares. “Para que haja a implantação nos outros PSFs, precisamos inserir o projeto dentro do planejamento para adequar os recursos, mas também profissionais humanos, comprometidos que sigam este exemplo,” finalizou Francis, que conheceu o projeto e admirou os seus resultados.




fonte: Assessoria com Redação



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados