Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Pesquisador da Unemat analisa passeio de onças na área central
Data:15/07/2018 - Hora:09h07
Pesquisador da Unemat analisa  passeio de onças na área central
Ilustrativa

Dois aparecimentos de onças pintadas (Panthera onca) na área em frente à Praça Barão do Rio Branco em Cáceres chamou a atenção da população e de pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Os animais foram vistos por duas vezes no local, uma no último dia 10, quando pessoas que estavam no restaurante Kaskata Flutuante avistaram e fotografaram o animal.

Na quinta-feira (12) o animal desfilou pela área em frente ao cais da Praça Barão do Rio Branco em Cáceres e foi avistada por diversas pessoas que estavam no local. A onça pintada, segundo as pessoas que a viram, não se incomodou com os barulhos da cidade e continuou caminhando pela área da baia do Malheiros.

Segundo o professor Manoel dos Santos filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas há mais de 20 anos, é preocupante o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade. “Há duas possibilidades, uma pode ser que esta onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia e elas acabam indo para novos territórios, e o fato é que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível, é que parece ser um animal velho, e bem magro, e nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar, tornam-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador.

Ainda de acordo com o professor Manoel, há poucos dias um bando de queixada atravessou o rio Paraguai e invadiu a área urbana de Cáceres, e isso pode ter relação com o aparecimento de onças no local em a busca de alimento, o que afugentou os queixadas. “Esses animais vão perdendo o habitat natural, pois os seres humanos vão desmatando e invadindo áreas que seria das onças pintadas. Orientamos a todos para que tenham muito cuidado e não permaneçam sozinhos nestes locais”, ressaltou. As maiores populações de onças-pintadas concentram-se no Pantanal e na Amazônia brasileira. (Fonte Cáceres Noticias)




fonte: C.N com Redação



JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Brinde especial a nossa leitora assídua Cibeli Simões que festejou data nova no domingo e recebeu o carinho especial dos familiares, amigos e colegas da OAB. Que seus sonhos se tornem realidade e que esse ano seja repleto de alegrias, saúde, vitórias. Parabéns!!! No rol dos aniversariantes o competente delegado Alex Cuyabano a quem enviamos os votos de felicidades, rogando ao Criador infinitas bênçãos nesse novo ano de vida que se inicia. Muitas felicidades pra você Kelly Prado. Que todos os seus sonhos e metas sejam alcançados, sem esquecer do mais importante, que você seja muito, mas muito feliz.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados