Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 27 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Pesquisador da Unemat analisa passeio de onças na área central
Data:15/07/2018 - Hora:09h07
Pesquisador da Unemat analisa  passeio de onças na área central
Ilustrativa

Dois aparecimentos de onças pintadas (Panthera onca) na área em frente à Praça Barão do Rio Branco em Cáceres chamou a atenção da população e de pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Os animais foram vistos por duas vezes no local, uma no último dia 10, quando pessoas que estavam no restaurante Kaskata Flutuante avistaram e fotografaram o animal.

Na quinta-feira (12) o animal desfilou pela área em frente ao cais da Praça Barão do Rio Branco em Cáceres e foi avistada por diversas pessoas que estavam no local. A onça pintada, segundo as pessoas que a viram, não se incomodou com os barulhos da cidade e continuou caminhando pela área da baia do Malheiros.

Segundo o professor Manoel dos Santos filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas há mais de 20 anos, é preocupante o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade. “Há duas possibilidades, uma pode ser que esta onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia e elas acabam indo para novos territórios, e o fato é que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível, é que parece ser um animal velho, e bem magro, e nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar, tornam-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador.

Ainda de acordo com o professor Manoel, há poucos dias um bando de queixada atravessou o rio Paraguai e invadiu a área urbana de Cáceres, e isso pode ter relação com o aparecimento de onças no local em a busca de alimento, o que afugentou os queixadas. “Esses animais vão perdendo o habitat natural, pois os seres humanos vão desmatando e invadindo áreas que seria das onças pintadas. Orientamos a todos para que tenham muito cuidado e não permaneçam sozinhos nestes locais”, ressaltou. As maiores populações de onças-pintadas concentram-se no Pantanal e na Amazônia brasileira. (Fonte Cáceres Noticias)




fonte: C.N com Redação



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados