Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Doutores das Florestas
Data:13/07/2018 - Hora:08h41
Doutores das Florestas
Reprodução Web

O leitor deve estar estranhando que já há algum tempo a gente não destaca neste espaço datas comemorativas consoante registros do calendário, mas acontece que realmente, as tais datas andam meio evasivas e não é por lapso que buscamos outros assuntos, favor não culpar a greve dos caminhoneiros, como de praxe geral. Calma, que até que enfim, a folhinha, como a gente dizia nos anos 80 do século XX, cita um mui ínclito profissional digno de justas homenagens pelo seu dia: o Engenheiro Florestal, profissional responsável por avaliar as florestas e projetar estratégias de uso sustentável e preservação do ecossistema como um todo. O dia 12 de julho foi escolhido para homenagear o engenheiro florestal, em alusão à São João Gualberto, falecido em 12 de julho de 1073, escolhido como o Protetor das Florestas pelo Papa Pio XII em 1952. Para se ter uma idéia da importância do referido profissional, consta no rol de suas atribuições, construções para fins florestais e suas instalações complementares; silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

Durante sua formação um Engenheiro Florestal adquire conhecimento não só a respeito dos recursos naturais, mas também acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. Dentre as matérias essenciais para sua formação estão: ecossistemas florestais, solos e nutrição de plantas, geoprocessamento, gestão de recursos naturais renováveis, política e legislação florestal, proteção florestal, entre várias outras. Um curso relativamente novo, pouco mais de meio século, o primeiro curso de estudos, exclusivamente, florestais no Brasil em 1960, aconteceu na Escola Nacional de Florestas, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, posteriormente transferida para a Universidade Federal do Paraná. O curso de engenharia florestal da Unemat é ministrado no campus de Alta Floresta, formando profissionais para atuar no gerenciamento sustentável das florestas naturais e reflorestamentos, além de inúmeras outras atividades ligadas a ecossistemas florestais. Para tanto, a sua capacitação profissional se deve a uma seqüência de disciplinas teóricas e práticas, de campo e laboratórios, aliadas a experimentação científica e a extensão. O Curso também tem um diferencial que é a habilitação para atuar na área de georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, conforme Lei Federal nº 10.267/2001. Nesta data específica, queremos aqui registrar nossa saudação à distinta classe profissional pela efeméride.




fonte: Da Redação



rotary anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados