Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Doutores das Florestas
Data:13/07/2018 - Hora:08h41
Doutores das Florestas
Reprodução Web

O leitor deve estar estranhando que já há algum tempo a gente não destaca neste espaço datas comemorativas consoante registros do calendário, mas acontece que realmente, as tais datas andam meio evasivas e não é por lapso que buscamos outros assuntos, favor não culpar a greve dos caminhoneiros, como de praxe geral. Calma, que até que enfim, a folhinha, como a gente dizia nos anos 80 do século XX, cita um mui ínclito profissional digno de justas homenagens pelo seu dia: o Engenheiro Florestal, profissional responsável por avaliar as florestas e projetar estratégias de uso sustentável e preservação do ecossistema como um todo. O dia 12 de julho foi escolhido para homenagear o engenheiro florestal, em alusão à São João Gualberto, falecido em 12 de julho de 1073, escolhido como o Protetor das Florestas pelo Papa Pio XII em 1952. Para se ter uma idéia da importância do referido profissional, consta no rol de suas atribuições, construções para fins florestais e suas instalações complementares; silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

Durante sua formação um Engenheiro Florestal adquire conhecimento não só a respeito dos recursos naturais, mas também acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. Dentre as matérias essenciais para sua formação estão: ecossistemas florestais, solos e nutrição de plantas, geoprocessamento, gestão de recursos naturais renováveis, política e legislação florestal, proteção florestal, entre várias outras. Um curso relativamente novo, pouco mais de meio século, o primeiro curso de estudos, exclusivamente, florestais no Brasil em 1960, aconteceu na Escola Nacional de Florestas, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, posteriormente transferida para a Universidade Federal do Paraná. O curso de engenharia florestal da Unemat é ministrado no campus de Alta Floresta, formando profissionais para atuar no gerenciamento sustentável das florestas naturais e reflorestamentos, além de inúmeras outras atividades ligadas a ecossistemas florestais. Para tanto, a sua capacitação profissional se deve a uma seqüência de disciplinas teóricas e práticas, de campo e laboratórios, aliadas a experimentação científica e a extensão. O Curso também tem um diferencial que é a habilitação para atuar na área de georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, conforme Lei Federal nº 10.267/2001. Nesta data específica, queremos aqui registrar nossa saudação à distinta classe profissional pela efeméride.




fonte: Da Redação



anuncie anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
vende
Vende-se
High Society
Um click especial ao príncipe  Miguel que veio ao mundo para aumentar a felicidade da mamãe Cinthia Moreira Assunção, que está curtindo cada segundo a presença do seu pequeno.  Que Papai do céu derrame muitas bênçãos  de saúde sobre sua vida. Seja bem vindo Miguel! Fazer aniversário é celebrar a vida. E quem amanheceu festejando mais um ano foi o amigo Moisés Bandeira a quem enviamos votos de paz, saúde e prosperidades. Que Deus te conceda uma vida repleta de vitórias e conquistas. Parabéns!!! Uma excelente sexta-feira a Ronilma da Cunha Martins que com seriedade realiza um ótimo trabalho o setor de Regulação da saúde do município. Que Deus continue abençoando você pela atenção e carinho que dispensa com as pessoas que precisam de atendimento.  Sucessos a toda equipe!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados