Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 17 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Exéquias na Catedral São Luis receberá cinzas de ex-prefeito
Data:06/07/2018 - Hora:09h35
Exéquias na Catedral São Luis receberá cinzas de ex-prefeito
Arquivo

Anteontem, 4, em São Paulo, foi cremado o corpo de Ernani Martins, ex-prefeito de Cáceres, ex-deputado estadual e um dos fundadores da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) na década de 70 do século passado. Ernani morreu aos 90 anos de idade, na terça-feira, 3 na capital paulista onde residia ultimamente e deixou viúva a esposa Lourdes Martins de cuja prole teve as filhas Eliane e Fernanda.

Ernani Martins lutava contra um câncer há 13 anos e segundo familiares, (esposa, filhas, genros e netos) seu quadro de saúde piorou nos últimos 60 dias, tendo sido internado 3 vezes, no Hospital Osvaldo Cruz. Após o velório e cremação, as cinzas, a seu pedido, serão trazidas para Cáceres, onde acontecerá nesta terça-feira a missa de 7º dia na Catedral de São Luis.

Político e estadista visionário, Ernani Martins, além de comandar a cidade de Cáceres por dois mandatos (1967 a 1970 e de 1975 a 1980) e fundar o Museu Histórico do município, se destacou em segmentos da sociedade cacerense. Como exemplo de desprendimento, fez a doação de todos os lotes do Jardim Padre Paulo à municipalidade e no setor de educação, priorizou a abertura de cursos superiores voltados à formação de professores que à época não possuíam esta graduação. Ressalte-se que inicialmente, o Instituto de Ensino Superior de Cáceres, (IESC) oferecia os cursos de Estudos Sociais, Ciências, Letras e Pedagogia.

No campus Jane Vanini em Cáceres, a direção da Unemat destacou a luta de Ernani Martins nas discussões sobre a criação de uma instituição de ensino superior em Cáceres, que contou com apoios do Bispo da Diocese de Cáceres, D. Máximo Biennés e do ex-prefeito municipal, José Rodrigues Fontes.

Aos 40 anos da instituição superior de ensino, do IESC de 1978, a Unemat registra sua consternação pelo desenlace de um de seus criadores, cujo projeto não seria possível sem a utopia dele e parceiros, acabando por se transformar em uma instituição bem maior do que pensada naquele momento.




fonte: Da Redação



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Com eficiência ímpar, as funcionárias da Biblioteca Municipal de Cáceres, Carla Kruger e Divina Aparecida Santos Conchev, estão sempre buscando divulgar com dinâmica e eficiência aos frequentadores da casa de cultura da Rua Padre Casimiro, as atividades lúdicas do estabelecimento, voltado à salutar pratica da leitura e pesquisas.  Registramos marcando mais um golaço no placar da vida Wellyngton Maciel, que recebe os abraços calorosos da companheira Darlene, da mãe Isabel, do filhão Samuel e do rol de amigos.  Que essa data se reproduza por muitos anos, sendo festejada com saúde e felicidades são os nossos votos.  Ilustrando a página hoje, a simpática professora Elaine Glerian, do corpo docente da Escola Estadual Onze de Março, (antiga Ceom) na disciplina de química, articuladora do Projeto Parlamento Jovem no estabelecimento de ensino de Cáceres, que teve este ano um aluno selecionado.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados