Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 17 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
IFMT de Lacerda representará MT na Olimpíada Nacional de História
Data:06/07/2018 - Hora:09h28
IFMT de Lacerda representará MT  na Olimpíada Nacional de História
Divulgação

Duas equipes do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira-Oeste. se classificaram para a etapa final da 10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, que será disputada presencialmente, nos dias 18 e 19 de agosto, em Campinas (SP). Elas foram as únicas do Estado convocadas pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que organiza a competição, vista como uma proposta inovadora de estudo consistente de história. Neste ano mais de 14,3 mil equipes se inscreveram em todo país.

Sob orientação da professora mestre em história, Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva e colaboração do professor mestre Leonam Lauro Nunes da Silva, ambas equipes mantém o ritmo de preparação. Batizada “Terezas de Benguela”, a primeira é formada pelas alunas Alliny Souza Pagliarini, do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Informática-Matutino; Giovanna Garcia Tavares Oliveira e Laura Emilia de Macedo Lima, ambas do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Administração-Matutino.

Já a outra equipe, “Enigma da Fronteira Oeste” é integrada pelos estudantes Kennedy de Silva Santos, Leandro Oliveira Diana e Matheus da Silva Santos, todos do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática-Vespertino. “Dentre as 311 equipes convocadas para a final temos as 2 únicas de Mato Grosso. Podemos observar que a Olimpíada gera a interação entre alunos das diferentes séries, turnos. Eles passaram nas fases online praticamente 2 meses estudando, ficando no contraturno, buscando orientação dos professores de Língua Portuguesa, Geografia, Literatura, enfim.

A competição estimula o trabalho interdisciplinar. Essa é uma conquista coletiva, do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste. A cada ano vemos consolidados nossos passos na Olimpíada porque ao longo dessas 10 edições o IF participou de 8 finais. “Isso é muito significativo”, afirmou Manuela.

A aluna Giovanna destacou o empenho das equipes para o resultado e declarou ser de grande responsabilidade representar Mato Grosso na competição. Conforme a organização, a Olimpíada é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Anterior à final houve seis fases online que duraram uma semana cada uma, com questões e tarefas diversas. As respostas foram enviadas exclusivamente pelo site da competição e foram obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão trazia 4 alternativas, e mais de uma alternativa correta, cabendo às equipes selecionar a que considerava a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares e na final, as equipes realizarão a prova dissertativa sem a presença do professor. Serão distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais competidores receberão medalhas de honra ao mérito.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Com eficiência ímpar, as funcionárias da Biblioteca Municipal de Cáceres, Carla Kruger e Divina Aparecida Santos Conchev, estão sempre buscando divulgar com dinâmica e eficiência aos frequentadores da casa de cultura da Rua Padre Casimiro, as atividades lúdicas do estabelecimento, voltado à salutar pratica da leitura e pesquisas.  Registramos marcando mais um golaço no placar da vida Wellyngton Maciel, que recebe os abraços calorosos da companheira Darlene, da mãe Isabel, do filhão Samuel e do rol de amigos.  Que essa data se reproduza por muitos anos, sendo festejada com saúde e felicidades são os nossos votos.  Ilustrando a página hoje, a simpática professora Elaine Glerian, do corpo docente da Escola Estadual Onze de Março, (antiga Ceom) na disciplina de química, articuladora do Projeto Parlamento Jovem no estabelecimento de ensino de Cáceres, que teve este ano um aluno selecionado.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados