Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Mais moderno dos mitos
Data:20/06/2018 - Hora:08h54

Narciso é o mais moderno dos mitos. Vive de aparências, ama as aparências e por elas morre e se transfigura. Alguém já deve ter satirizado a indústria das futilidades biográficas, onde o mexerico ganha ares de transcendência. Durante séculos, o mito de Narciso passou por diversas versões e interpretações. Alguns autores preferiram levar às últimas conseqüências a idéia de uma sociedade absolutamente narcísica, uma espécie de ficção científica da psique. Por isso, acho que devemos pesquisar mais sobre as encarnações do Narciso contemporâneo.

Um Homem em princípio, se constitui por dois caminhos. De um lado, se identifica com os valores, obrigações, tradições que cada um recebe de sua cultura étnica, nacional, familiar entre outras coisas. Mais conhecidas como identificações simbólicas. Do outro, se esforça para coincidir com a imagem que poderia satisfazer aos outros (primeiro aos pais). Este esforço é, resumidamente, o narcisismo, mais incômodo do que simplesmente se apaixonar por seu próprio rosto.

Imaginemos uma sociedade onde, paradoxalmente, entes convivam à procura da imagem que reflita a absoluta singularidade e a conformidade de todas as imagens pré-fabricadas. A arte desta sociedade, por exemplo, detestará os cânones e privilegiará a expressão contra a representação. Também a inovação será para ela um valor em si, embora fadada a se tornar moda. O experimentalismo de cada dia entrará no museu no dia seguinte. As pessoas se reunirão segundo critérios reais, pois estes aparecerão como os únicos autênticos: por exemplo, a cor da pele, o sexo, a preferência sexual entendida como destino fisiológico, etc. O status social deve ser comprovado além das aparências; a posse de objetos será critério de valor. Num mundo assim, não há como separar, com a necessária nitidez, o real da fantasia, a verdade da publicidade e o que somos de fato daquilo que os produtos que consumimos sugerem.***___Rubens Shirassu Júnior, escritor e pedagogo de Presidente Prudente, São Paulo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016)




fonte: Rubens Shirassu Júnior



anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Nossas felicitações ao educador físico Stevan S. Peres que nesta data comemora mais um ano de existência  e recebe o carinho especial dos familiares e amigos.  Feliz Aniversário com votos de felicidades, realizações, saúde e prosperidades. Que Deus em sua infinita bondade lhe reserve muitos anos de vida. Parabéns!!! Embelezando nossa High Society nesta quarta-feira, Danyelli Aniceto Silva a quem desejamos felicidades pela passagem de mais uma primavera. Felicidades hoje e sempre. Votos de breve recuperação a Erni Pinheiro Saravy, ele que no fim de semana  passou por procedimento cirúrgico. Estimamos sua melhora.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados