Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Mais moderno dos mitos
Data:20/06/2018 - Hora:08h54

Narciso é o mais moderno dos mitos. Vive de aparências, ama as aparências e por elas morre e se transfigura. Alguém já deve ter satirizado a indústria das futilidades biográficas, onde o mexerico ganha ares de transcendência. Durante séculos, o mito de Narciso passou por diversas versões e interpretações. Alguns autores preferiram levar às últimas conseqüências a idéia de uma sociedade absolutamente narcísica, uma espécie de ficção científica da psique. Por isso, acho que devemos pesquisar mais sobre as encarnações do Narciso contemporâneo.

Um Homem em princípio, se constitui por dois caminhos. De um lado, se identifica com os valores, obrigações, tradições que cada um recebe de sua cultura étnica, nacional, familiar entre outras coisas. Mais conhecidas como identificações simbólicas. Do outro, se esforça para coincidir com a imagem que poderia satisfazer aos outros (primeiro aos pais). Este esforço é, resumidamente, o narcisismo, mais incômodo do que simplesmente se apaixonar por seu próprio rosto.

Imaginemos uma sociedade onde, paradoxalmente, entes convivam à procura da imagem que reflita a absoluta singularidade e a conformidade de todas as imagens pré-fabricadas. A arte desta sociedade, por exemplo, detestará os cânones e privilegiará a expressão contra a representação. Também a inovação será para ela um valor em si, embora fadada a se tornar moda. O experimentalismo de cada dia entrará no museu no dia seguinte. As pessoas se reunirão segundo critérios reais, pois estes aparecerão como os únicos autênticos: por exemplo, a cor da pele, o sexo, a preferência sexual entendida como destino fisiológico, etc. O status social deve ser comprovado além das aparências; a posse de objetos será critério de valor. Num mundo assim, não há como separar, com a necessária nitidez, o real da fantasia, a verdade da publicidade e o que somos de fato daquilo que os produtos que consumimos sugerem.***___Rubens Shirassu Júnior, escritor e pedagogo de Presidente Prudente, São Paulo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016)




fonte: Rubens Shirassu Júnior



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados