Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Descendentes de imigrantes se destacam na política regional
Data:19/06/2018 - Hora:08h35
Descendentes de imigrantes se  destacam na política regional
Divulgação

Num retrospecto da colônia imigrante da terra do sol nascente à terra do amor e do sol, Correio Cacerense registra a saga asiática a um ano do centenário em MT.  

No dia 18 de junho de 1.908, aportava em Santos (SP) o navio Kasato Maru, com o primeiro grupo oficial de imigrantes japoneses para o Brasil, após uma viagem que começou no porto de Kobe e terminou, 52 dias depois, com 165 famílias (781 pessoas) que foram trabalhar nos cafezais do oeste paulista. No Mato Grosso, os imigrantes asiáticos, cerca de 780 pessoas, chegaram segundo registros da Associação Esportivos e Culturais Nipo-Brasileira de Campo Grande, (hoje MS) em 1.919, através da ferrovia, que ligava Bauru (SP) até Porto Esperança, em Corumbá.

Em Cáceres, a primeira família japonesa, a Hayashida, chegou em 1951 e doravante outros imigrantes aportaram a cidade fronteiriça, como: Sato, Ninomiya, Kurosaki, Sakashita, Saito, Kishi, Nakamoto, Hayashi, Miura, Arashida, Kawasaki, Nakahara, Endo e Takai, dentre outras.

Além da agricultura, ocupação específica tradicional do sol nascente e do beisebol no esporte, os descendentes dos imigrantes também se destacaram em outras áreas, como na política, exemplos, Miguel Ninomiya, foi deputado estadual por 3 vezes; Masato Nakahara, foi vereador e presidente da Câmara de Cáceres, e prefeito por 8 meses; Makoto Hayashida, foi vereador por 2 mandatos; Mário Tanaka, vereador 3 mandatos; Mário Hayashida, suplente, e vereador e assumiu por 4 meses; Kazuyoshi Sato, vereador por 7 mandatos, prefeito e também vice de Araputanga; Osvaldo Katsuo Minakami, prefeito de Salto do Céu; Nelson Miura, prefeito de Pontes e Lacerda e Wilson Kishi, vereador por 5 mandatos, presidente da Câmara, vice-prefeito, suplente de deputado estadual (assumiu por 4 meses).

O pai de Wilson Kishi, Akio Kishi (falecido) com a descendente Mitie Kishi era fotógrafo e em 1973 estampou o Selo Padronizado em comemoração aos 50 anos de inauguração da Catedral São Luiz. Na imagem fotográfica, Kishi capturou parcialmente o ipê roxo florido, com suas pétalas ao chão e a Catedral São Luiz no centro da foto, que foi levada para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campo Grande e também na Espanha, Itália e Japão, além de ter sido inspiração para dois artistas plásticos.

Akio Kishi/Mitie, (Cáceres) numa foto de família no ano de 1975 (Foto: Arquivo Família)




fonte: Da Redação



anuncie aqui AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
vende
Vende-se
High Society
Um click especial ao príncipe  Miguel que veio ao mundo para aumentar a felicidade da mamãe Cinthia Moreira Assunção, que está curtindo cada segundo a presença do seu pequeno.  Que Papai do céu derrame muitas bênçãos  de saúde sobre sua vida. Seja bem vindo Miguel! Fazer aniversário é celebrar a vida. E quem amanheceu festejando mais um ano foi o amigo Moisés Bandeira a quem enviamos votos de paz, saúde e prosperidades. Que Deus te conceda uma vida repleta de vitórias e conquistas. Parabéns!!! Uma excelente sexta-feira a Ronilma da Cunha Martins que com seriedade realiza um ótimo trabalho o setor de Regulação da saúde do município. Que Deus continue abençoando você pela atenção e carinho que dispensa com as pessoas que precisam de atendimento.  Sucessos a toda equipe!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados