Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Técnicos da Saúde realizam capacitação sobre hanseníase
Data:19/06/2018 - Hora:08h28
Técnicos da Saúde realizam capacitação sobre hanseníase
Sesp/MT

A Secretaria de Estado de Saúde concluiu na última sexta-feira (15) a capacitação sobre prevenção e atenção à hanseníase, para servidores da saúde do município de Pontes e Lacerda, uma necessidade para os profissionais de saúde do município. “Sabemos que existem muitos casos de hanseníase, porém precisamos aprimorar a avaliação de casos suspeitos da doença. O olhar e o acolhimento são os diferenciais para encontrar, tratar e eliminar a discriminação. Após esta capacitação precisamos intensificar as buscas de casos em todo município”, salientou a representante da equipe técnica em hanseníase da SES/MT, Rejane Conde.

A atividade contou com a organização e o apoio técnico da enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Pontes e Lacerda, Nilva de Paula Borges, e da chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Dalva de Sousa Horn. Da área técnica colaborou a enfermeira Aline Leal, por meio de uma parceria com a ONG Kobra de Rondonópolis e a Secretaria de Saúde.

A capacitação contou com aulas teóricas e práticas e ao todo, 180 profissionais participaram da aula teórica, destes 55 participaram da prática. Na aula teórica participam todas as categorias profissionais: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, bioquímicos, assistentes sociais, psicólogos. Na prática participaram médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e bioquímicos.

O resultado das aulas práticas foi muito importante. Durante os exames clínicos foram realizadas 55 avaliações e diagnosticados nove casos novos, sendo dois em crianças. “Esses novos pacientes passam a ser tratados e acompanhados pela rede básica de saúde do município e a equipe do Programa Saúde da Família deverá fazer a busca ativa entre os familiares e vizinhos e dos contatos mais próximos como amigos e colegas de escola ou de trabalho”, explicou a técnica em hanseníase da SES/MT, Rejane Conde.




fonte: S.E.S/MT com Redação



JBA AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados