Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Supremo nega privilégio de foro para ex-deputado Riva
Data:30/05/2018 - Hora:07h10
Supremo nega privilégio de  foro para ex-deputado Riva
Arquivo

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, negou na semana passada (24) pedido do ex-deputado estadual José Geraldo Riva que tentava manter privilegio do foro que ocupava enquanto parlamentar. Riva deixou a Assembléia Legislativa de Mato Grosso em 2014. Conhecido como maior ficha suja do Brasil, com mais de 100 processos, o político perdeu o direito de ser julgado pelo Tribunal de Justiça, órgão considerado segunda instância.

Após perder o foro, a maioria dos casos foi transferida para a Sétima Vara Criminal de Cuiabá, conhecida por combater o crime organizado. Riva pedia que continuasse sendo julgado no TJMT até o exame do mérito de um recurso. O recurso em questão tentava comprovar que o foro por prerrogativa de função deve ser mantido, mesmo após a cessação do mandato de deputado, tendo em vista que as supostas infrações ocorreram durante o exercício do cargo.

Em sua decisão, Edson Fachin citou situações anteriores. “Consoante farta e uníssona jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, somente se admite a tramitação da ação penal no foro especial, quando evidenciado o motivo pelo qual se justifica a prerrogativa de foro. Ou seja, a necessidade de proteção ao exercício da função pública, razão pela qual a partir do momento em que a autoridade beneficiária dessa prerrogativa deixa, por qualquer motivo, de exercer a função cessa imediatamente a prerrogativa”, afirmou o ministro.

Com a negativa, o ex-deputado seguirá sob julgamento na Justiça comum. Riva acumula seguidas condenações. A última delas gerou mais de 26 anos de prisão por desvios na ALMT.




fonte: STF com Redação



anuncie AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Brinde especial a nossa leitora assídua Cibeli Simões que festejou data nova no domingo e recebeu o carinho especial dos familiares, amigos e colegas da OAB. Que seus sonhos se tornem realidade e que esse ano seja repleto de alegrias, saúde, vitórias. Parabéns!!! No rol dos aniversariantes o competente delegado Alex Cuyabano a quem enviamos os votos de felicidades, rogando ao Criador infinitas bênçãos nesse novo ano de vida que se inicia. Muitas felicidades pra você Kelly Prado. Que todos os seus sonhos e metas sejam alcançados, sem esquecer do mais importante, que você seja muito, mas muito feliz.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados