Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cúpula formata plano para combater crime da fronteira
Data:19/05/2018 - Hora:08h17
Cúpula formata plano para  combater crime da fronteira
Lenine Martins

O combate aos crimes de roubo, furto e receptação de veículos será o foco principal do Plano Estadual de Segurança na Fronteira de Mato Grosso. O esboço está sendo formatado pelos diversos órgãos estaduais e federais que já trabalham de forma integrada na faixa de aproximadamente 1.000 km de fronteira (seca e alagada) com a Bolívia.

Na última quinta-feira (17), os representantes das instituições debateram o assunto e compartilharam informações para avançar na construção do plano, durante reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Também foi apresentada uma proposta de Procedimento Operacional Padrão Integrado (POPI), que deve nortear a atuação das equipes durante as operações na faixa de fronteira. Segundo o comandante do Gefron, tenente-coronel José Nildo, a iniciativa representa que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) está com os olhos voltados para as regiões fronteiriças.

Cada um dos 11 estados que possuem divisa com outro país elegeu uma prioridade para elaborar o plano que vai compor a versão nacional. Além de Mato Grosso, estão com esta tarefa Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

As ações mato-grossenses já são realizadas de forma integrada, mas a intenção do plano é institucionalizar este formato, de forma que a interação seja permanente, independente de gestão ou cargo.

Para o delegado da Polícia Federal (PF), Sérgio Mori, isso está alinhado com as diretrizes da instituição e a titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), delegada Cinthia Cupido, endossou as estratégias e planos.

De acordo com o tenente PM Daniel Stefano, do 6º Comando Regional de Cáceres, a atuação conjunta fortalece o trabalho de combate ao crime. O comandante da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Cáceres, capitão Raul Castro de Oliveira, explicou que o principal objetivo é aprimorar a atuação preventiva e também de apoio às operações.

Também participaram da reunião representantes da Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Vila Bela da Santíssima Trindade; Comandos Regionais da Polícia Militar de Pontes e Lacerda e de Tangará da Serra; e Perícia Oficial e Identificação Técnica. O Exército Brasileiro também estará presente nas ações, fortalecendo a integração. Todas as instituições têm até dia 21 de maio para fazerem apontamentos no documento. O Gefron está responsável por encaminhar a versão final para a Senasp até o dia 23 deste mês.

Após esta etapa, uma equipe técnica do órgão federal visitará a região de fronteira em Mato Grosso, nos dias 6 e 7 de junho, para avaliar as necessidades apontadas, entre elas a implementação de um Centro Integrado de Comando e Controle Regional em Cáceres. A expectativa é que esse trabalho resulte em uma operação integrada no final de junho deste ano, dentre várias outras que ocorrerão posteriormente.




fonte: SESP com Redação



JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Flores multicoloridas a socialite cacerense Marília Fontes pela passagem de mais um aniversário. Que Deus lhe conceda muita saúde e muitos anos de vida. Receba nossa homenagem com votos de felicidades. Grande beijo!!! Também trocando de idade a querida Maria Freire Tavares que recebe o carinho dos filhos, netos, esposo e amigos. Que essa data seja festejada com saúde por muitos anos. Feliz Aniversário!!! Na foto com o marido Avelino. Comunicador Paulo Rocha da Radio Jornal de Cáceres, é parada obrigatória dos ouvintes que gostam de um bom papo e aquela musica selecionada, suavizando as manhãs de Cáceres, com recadinhos nos intervalos; Vale a pena ficar ligado!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados