Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Taques veta projeto e Unemat mantém nome de Jane Vanini
Data:25/04/2018 - Hora:09h18
Taques veta projeto e Unemat  mantém nome de Jane Vanini
Arquivo

O governador Pedro Taques vetou, integralmente, o projeto de lei complementar aprovado pela Assembléia Legislativa, que alterava o nome da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). Pela matéria, proposta pelo deputado estadual Adriano Silva, em 2016, a instituição passaria a se chamar Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado.

Ao justificar o veto, Taques alegou que a propositura está “afetada por vício formal”. Para ele, projetos desta natureza são de “iniciativa privativa do chefe máximo do Poder Executivo”. O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou na última sexta-feira (20), e, agora, será analisado pelos deputados estaduais, em data a ser divulgada.

Conforme Adriano Silva, a proposta era “um desejo de toda a comunidade acadêmica da Unemat. As contribuições do professor Maldonado moldaram a universidade que conhecemos hoje e que tanto contribui para o crescimento e fortalecimento do nosso estado", justificou o parlamentar, na época.

Carlos Alberto Reyes Maldonado, ou apenas “Maldonado”, como era conhecido, foi professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade de São Paulo (USP), que atuou no curso de Direito do campus de Cáceres por mais de 30 anos. Era o diretor da Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc) de 1989 a 1993. Ele foi o primeiro reitor da Unemat e ficou no cargo entre os anos de 1994 e 1996, quando renunciou para conduzir a Secretaria de Educação de Mato Grosso, de 1996 a 1997.

Entre 2000 e 2004 foi secretário de Educação de Cuiabá e, na seqüência, coordenou a Regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Estado e a Consulta da Carta da Terra no Brasil. Faleceu aos 54 anos de idade, em 30 de janeiro de 2016. Diante do veto do governador Pedro Taques, a Unemat continua a se chamar Jane Vanini, uma homenagem à cacerense Jane Vanini Capozzi, nascida aos 8 de setembro de 1945 em nossa cidade e morta em Concepción (Chile) no dia 6 de dezembro de 1974, pela polícia política do ditador Augusto Pinochet. O deputado Adriano Silva se disse indignado sobre o veto, alegando que  o governador quis atingi-lo por ser oposição.




fonte: Assessoria com Redação



AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Brinde especial a nossa leitora assídua Cibeli Simões que festejou data nova no domingo e recebeu o carinho especial dos familiares, amigos e colegas da OAB. Que seus sonhos se tornem realidade e que esse ano seja repleto de alegrias, saúde, vitórias. Parabéns!!! No rol dos aniversariantes o competente delegado Alex Cuyabano a quem enviamos os votos de felicidades, rogando ao Criador infinitas bênçãos nesse novo ano de vida que se inicia. Muitas felicidades pra você Kelly Prado. Que todos os seus sonhos e metas sejam alcançados, sem esquecer do mais importante, que você seja muito, mas muito feliz.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados