Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Tempo de operadores
Data:25/04/2018 - Hora:08h46

Não somos uma cidade e um país desenvolvidos. Portanto, se quisermos imitar a política dos países de ponta vamos pagar um preço histórico enorme. Os problemas locais e brasileiros mais importantes são de natureza social. E são estruturais. Não são resolvidos pela lei do mercado, a lei do mercado só pode agravá-los. Há muita gente ingênua declara a necessidade de modernizar a cidade e o Brasil. Ora, o país é demasiadamente moderno. Basta ver a TV e a internet brasileira: meios de comunicação modernos. E um segmento que pensa que a miséria conduz à revolução. As tensões sociais são maiores no Estado de São Paulo e ganham outra dimensão ali onde a população se organizou já dentro de uma estrutura social (tipo de agrovilas e cooperativas) bem mais avançada, como é o caso do Sul. Entender a cidade onde você vive e o Brasil... Pode-se dizer isso de diferentes modos. Em primeiro lugar, é preciso entender a história da cidade onde moramos e do Brasil. Em segundo lugar, é preciso conceituar, elevar tudo isso a um plano abstrato. E aí é preciso uma teoria própria, específica. O grave em Cáceres, Sobradinho e no Brasil, é que os especialistas passam por livros técnicos que ignoram as diferenças regionais, do país e dos Estados Unidos, por exemplo. É preciso estudar a história e depois ter uma teoria do subdesenvolvimento local e nacional, que explique o que é próprio de uma economia cuja industrialização tenha sido atrasada. O problema do subdesenvolvimento é isso, atraso. Num país em que a memória e a ignorância são cultivadas por motivos geopolíticos muito óbvios, esta parece uma inglória missão.

A cidade e o Brasil acumulam atraso porque não estão capitalizando, não estão fazendo investimento em educação, profissionalização, geração de empregos, cultura e saúde. O que ocorre em certos setores da indústria é que tentam tirar vantagem do que a cidade, a região e o Brasil têm de mais barato, mão-de-obra, com uma tecnologia que corresponde a certas condições. A realidade social e histórica é outra. É preciso ver antes a sociedade e a história, depois a economia, e não o inverso. Houve acumulação de capital enorme nos últimos cinqüenta anos. Mas persistiram problemas estruturais enormes, ou problemas sociais. Existem sociedades que não investiram no fator humano: A passividade da população influenciada pelo ranço da ditadura, pelos dogmas, fundamentalismos e o ecumenismo das religiões ou seitas. Sua inaptidão para organizar-se na ação política, seu profundo sentimento de insegurança, levando-a a buscar proteção, contribuíram para implantar o imobilismo social e a estagnação econômica. A rígida hierarquia social e o monopólio da informação em mãos de poucos explica a arrogância e o autoritarismo da classe dominante. Creio que o problema dos profissionais assimilarem a condição de operadores do sistema, esquecendo da parte reflexiva. Tornaram-se como os engenheiros. Essa mutação ocorreu justamente neste período todo em que o Estado assumiu novas responsabilidades econômicas. Então, o papel de alguns profissionais dentro do Estado passou a ser o papel de operador, não mais de um ser pensante. Hoje em dia, temos um país como o Brasil, com todo este desequilíbrio, e certos técnicos se limitam a bricolar, como se diz em francês, a querer remexer e consertar detalhes. Não há mais uma reflexão global. Quer dizer, a reflexão global sobre a sociedade, esse papel decisivo para o intelectual, já não me parece mais uma tarefa para os economistas.

Eles abdicaram do seu papel de intelectuais. Criou-se uma espécie de profissionalização limitadora. A sociedade oferece a eles um preço muito alto e tantas vantagens que eles entraram nessa. E é um pouco natural. Bastaria que 5% dos economistas não obedecessem a isso e já estariam exercendo um grande papel, o que é preciso é que existam esses 5%, mas a maior parte deles são operadores sociais que desempenham um papel similar ao dos engenheiros. Papel necessário, sem dúvida, mas insuficiente. Nesse sentido, voltamos a uma frase de Celso Furtado, também obsessiva: “As elites deveriam antecipar o consenso social e de certo modo abrir caminho para que ele se realize...” As elites desempenham vários papéis. Há aqueles que vestem a farda do seu segmento social perfeitamente. Isto entra na questão da consciência moral, de um dever social.***___Rubens Shirassu Júnior, escritor e pedagogo de Presidente Prudente, São Paulo. Autor, entre outros, de Religar às Origens (ensaios e artigos, 2011) e Sombras da Teia (contos, 2016)




fonte: Rubens Shirassu Júnior



JBA AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados