Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 28 de Maio de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
fipe
Alunos da Unemat realizam interação de ensino na praça
Data:20/04/2018 - Hora:09h37
Alunos da Unemat realizam  interação de ensino na praça
JCC

Acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) campus Jane Vanini, de Cáceres, participaram na manhã de ontem de uma aula de campo na Praça major Carlos, centro da cidade, ocasião em que aferiram pressão de transeuntes, além de testes de diabetes.

O trabalho extra-classe, uma espécie de estágio supervisionado pela Professora do curso Carlina Ohara, segundo a orientadora, uma interação ensino de serviços à comunidade, aconteceu das 8h00 ao meio dia e faz parte do currículo do segundo semestre do curso de medicina.

Paralelo aos testes a aferições, os acadêmicos entregaram folders ilustrativos acerca dos problemas atinentes à hipertensão e ao diabetes, problemas que afetam relativa parte da população. Conforme a professora Ohara, hoje no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. A professora destacou que o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, pontuou.

Os atendidos também foram orientados quanto à importância da aferição de pressão e os cuidados, quando constatada a chamada pressão alta, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9, enfatizando-se que a pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

Preventivos e controles contra os males da hipertensão, são: as atividades físicas diárias, manter o peso ideal, uma alimentação saudável, com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes; reduzir e preferível extinguir o consumo de álcool; abandonar o cigarro e quando for hipertenso, nunca parar o tratamento, que é para a vida toda. Enfim, seguir orientações do seu médico ou profissional da saúde, evitando o estresse e reservar tempo para a família, os amigos e o lazer.




fonte: Da Reportagem Local



anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
A Estação do Outono decreta três dias de felicidades, lédice e júbilo, face ao níver da Rosa-Flor-Mulher Rosane Michelis, que na próxima segunda feira, 28, estréia nova idade, em clima festivo com seus familiares e uma legião de amigos. Integrando este rol privilegiado, queremos ao registrar as homenagens à aniversariante, com amplexos e votos de felicidades mil à titular desta coluna, inserindo um very good Happy Birthday, blonde Rosane! A sempre simpática Maridalva Amaral Vignardi, decana titular da Radio Difusora de Cáceres, curtindo o sucesso da nova Nova FM, 97,3, que substituiu a AM 820. Ela afirmou que a Nova FM só tocará musica sertaneja e aplaudiu as musicas do jornalista musico do Correio Cacerense Lorde Dannyelvis, que passam a fazer parte do repertório da emissora. Felicidades, Paz, Amor e vitórias é o que desejamos a elegante Milene Oliveira, nossa eterna Miss Cáceres, que celebrou data nova e merece nosso forte abraço. Feliz Aniversário!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados