Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Alunos da Unemat realizam interação de ensino na praça
Data:20/04/2018 - Hora:09h37
Alunos da Unemat realizam  interação de ensino na praça
JCC

Acadêmicos do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) campus Jane Vanini, de Cáceres, participaram na manhã de ontem de uma aula de campo na Praça major Carlos, centro da cidade, ocasião em que aferiram pressão de transeuntes, além de testes de diabetes.

O trabalho extra-classe, uma espécie de estágio supervisionado pela Professora do curso Carlina Ohara, segundo a orientadora, uma interação ensino de serviços à comunidade, aconteceu das 8h00 ao meio dia e faz parte do currículo do segundo semestre do curso de medicina.

Paralelo aos testes a aferições, os acadêmicos entregaram folders ilustrativos acerca dos problemas atinentes à hipertensão e ao diabetes, problemas que afetam relativa parte da população. Conforme a professora Ohara, hoje no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. A professora destacou que o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, pontuou.

Os atendidos também foram orientados quanto à importância da aferição de pressão e os cuidados, quando constatada a chamada pressão alta, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9, enfatizando-se que a pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

Preventivos e controles contra os males da hipertensão, são: as atividades físicas diárias, manter o peso ideal, uma alimentação saudável, com pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes; reduzir e preferível extinguir o consumo de álcool; abandonar o cigarro e quando for hipertenso, nunca parar o tratamento, que é para a vida toda. Enfim, seguir orientações do seu médico ou profissional da saúde, evitando o estresse e reservar tempo para a família, os amigos e o lazer.




fonte: Da Reportagem Local



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados