Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Viajando por Páginas
Data:18/04/2018 - Hora:08h46

Nesta quarta feira, amiguinhos e amiguinhas, quem já foi professora, começa o bate papo assim, não é? Nem adianta me chamar de tia, porque sou já há alguns anos, e, de dois gatões e uma gatinha e de leitura infantil, a Tia aqui conhece muito bem, até mesmo pela feliz e proveitosa infância dos anos 80, quando a gente lia de didáticos a gibis e revistinhas.

Vestíamos roupas de todas as cores e misturávamos padrões com outros padrões, usávamos os cabelos volumosos para os lados, as mamães e titias, faziam permanente para ripar o cabelo para cima. Os mauricinhos, usavam gel no cabelo, que ficava todo pastoso. Peraí, a gente começou a falar de leitura e entrou em costumes de época, mas o preâmbulo tem justificativa, porque, hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data que não foi escolhida ao acaso e sim, uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil. No primário, nossa turma se deliciava com as aventuras da boneca Emília, da Narizinho, do Visconde de Sabugosa, da Tia Nastácia, ah, a Dona Benta, o Pedrinho, o Saci, a Cuca, muitas atrações que ajudavam a descontrair das aulas de matemática. E quando terminamos o ginásio, hora de pensar no ensino médio, aqueles tempos, não existia Enem e nem mais nada, a curtição nos fins de tarde era trocar gibis, o da Bolota, que contava as aventuras de uma menina que estava sempre pensando em comer; da Brotoeja, que contava historinhas daquela menina que só usava vestidos com bolinhas pretas;... e quem, daquele tempo que não se lembra do Brucutu, herói das cavernas que até virou música do Roberto Carlos? Tinha também, os gibis do Mandrake criado por Lee Falk, que apesar de ser bem antigo, fazia a gente viajar pelas mágicas do ilusionista que estava sempre acompanhado de sua noiva Narda e do gigante africano Lothar. Na mesma época, o Riquinho, garoto mais rico do Mundo; a Luiza a boa bruxinha; a Vaca Voadora e o amigo Gasparzinho, o Fantasminha Camarada; a Revista Recreio, que tinha um brinde na capa. Isso sem falar, claro, nos gibis Disney, na Turma da Mônica e mais adolescente, a Revista Atrevida. Todo este babado pra registrar neste 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil, que foi  instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. Lobato foi o precursor da leitura entre os baixinhos e mesmo com os esquemas virtuais da globalização, os tais download ou leitura on-line nos formatos PDF, ePub, Plain text, DAISY, ePub, MOBI e DjVu, a criançada não lê sequer um livro por ano, infelizmente. ***___Rosane Michelis – Jornalista, bacharel em Geografia e Pós em Turismo.




fonte: Rosane Michelis



anuncie AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados