Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Faculdade Indígena Intercultural retornará as atividades em julho
Data:14/04/2018 - Hora:08h55
Faculdade Indígena Intercultural retornará as atividades em julho
Assessoria Unemat

Indígenas de 23 etnias de Mato Grosso, estudantes da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizarão a etapa de estudos presenciais em julho deste ano. A informação foi confirmada, na última quinta-feira (12), durante reunião realizada entre a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, e a Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.

Um novo plano de trabalho, definido entre Unemat e Seduc, garante a regularidade no desenvolvimento das atividades previstas no curso. O Termo de Cooperação entre Unemat e Seduc atende a 120 alunos indígenas dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Pedagogia Intercultural Indígena, que ingressaram na Faculdade em 2016.

Os cursos indígenas, com estrutura diferenciada, são divididos em etapa de estudos presenciais e etapas intermediárias. As aulas são realizadas no campus da Unemat em Barra do Bugres, durante o período de férias escolares dos professores indígenas. Já nos períodos intermediários, os acadêmicos desenvolvem etapas nas escolas localizadas nas próprias aldeias, com a supervisão de profissionais da Unemat.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, reforçou que é sempre muito gratificante poder trabalhar essa política indigenista. “Todos os parceiros são importantes na construção e condução da política de formação de professores indígenas em Mato Grosso e a Unemat não tem medido esforço para atender essa demanda oriunda dos povos indígena do estado”, afirmou.

Mais de 450 educadores indígenas já concluíram curso superior por meio da Faculdade Intercultural Indígena da Unemat. “Ter uma política de formação de professores e profissionais indígenas na Unemat toda a instituição sai ganhando, pois é através do diálogo com as comunidades indígenas que vamos aprendendo como fazer uma Educação Superior Indígena específica e diferenciada a partir da escuta”, disse o diretor da Faindi, professor Adailton Alves de Silva.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o projeto também conta com o apoio do Plano Nacional de Professores (Parfor) do Governo Federal.

Participaram da reunião, além dos citados, a Secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewesk, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat (PROEG), Vera Maquêa, e o Pró-reitor de Gestão Financeira (PGF), Alexandre Gonçalves Porto.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados