Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 25 de Março de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Faculdade Indígena Intercultural retornará as atividades em julho
Data:14/04/2018 - Hora:08h55
Faculdade Indígena Intercultural retornará as atividades em julho
Assessoria Unemat

Indígenas de 23 etnias de Mato Grosso, estudantes da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), realizarão a etapa de estudos presenciais em julho deste ano. A informação foi confirmada, na última quinta-feira (12), durante reunião realizada entre a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, e a Secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.

Um novo plano de trabalho, definido entre Unemat e Seduc, garante a regularidade no desenvolvimento das atividades previstas no curso. O Termo de Cooperação entre Unemat e Seduc atende a 120 alunos indígenas dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Pedagogia Intercultural Indígena, que ingressaram na Faculdade em 2016.

Os cursos indígenas, com estrutura diferenciada, são divididos em etapa de estudos presenciais e etapas intermediárias. As aulas são realizadas no campus da Unemat em Barra do Bugres, durante o período de férias escolares dos professores indígenas. Já nos períodos intermediários, os acadêmicos desenvolvem etapas nas escolas localizadas nas próprias aldeias, com a supervisão de profissionais da Unemat.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, reforçou que é sempre muito gratificante poder trabalhar essa política indigenista. “Todos os parceiros são importantes na construção e condução da política de formação de professores indígenas em Mato Grosso e a Unemat não tem medido esforço para atender essa demanda oriunda dos povos indígena do estado”, afirmou.

Mais de 450 educadores indígenas já concluíram curso superior por meio da Faculdade Intercultural Indígena da Unemat. “Ter uma política de formação de professores e profissionais indígenas na Unemat toda a instituição sai ganhando, pois é através do diálogo com as comunidades indígenas que vamos aprendendo como fazer uma Educação Superior Indígena específica e diferenciada a partir da escuta”, disse o diretor da Faindi, professor Adailton Alves de Silva.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o projeto também conta com o apoio do Plano Nacional de Professores (Parfor) do Governo Federal.

Participaram da reunião, além dos citados, a Secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewesk, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat (PROEG), Vera Maquêa, e o Pró-reitor de Gestão Financeira (PGF), Alexandre Gonçalves Porto.




fonte: Assessoria com Redação



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
No rol dos aniversariantes hoje o médico Rodrigo Perez, que comemora a data envolto ao carinho da família e amigos. Que seu coração esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para muitos. Parabéns que possa ter muitos anos de vida, saúde e prosperidades. Em tempo parabenizamos Ana Maria da Silveira Lima pela passagem de seu natalício. Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, amizade e felicidades mil. De volta a city o jornalista e músico Daniel Alves de Macedo, que após longos dia em São Paulo retornou a Princesinha. Seja bem vindo!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados