Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Conselheiro do TCE/MT destaca ciclo de capacitação em Cáceres
Data:14/04/2018 - Hora:08h45
Conselheiro do TCE/MT destaca  ciclo de capacitação em Cáceres
Assessoria

A capacitação e o comprometimento dos gestores com as boas práticas da administração pública, e a valorização do controle interno e a transparência são fundamentais para a superação da crise de credibilidade, ética e honestidade que abala o poder público no Brasil nos dias atuais. Esta é a síntese do discurso técnico proferido pelo conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Moises Maciel, na abertura do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, ocorrido na última quinta-feira (12), em Cáceres.

O evento, promovido pelo TCE-MT, reuniu mais de 200 pessoas, de 22 municípios da região sudoeste do estado, no auditório do Hotel La Barca. Foram 122 inscritos no portal e outros 94 participantes inscritos no local e a abertura contou com as presenças do anfitrião, prefeito de Cáceres, Francis Mares Cruz, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Domingos Oliveira, representando os prefeitos e vereadores da região presentes ao Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz.

O conselheiro interino, que representou a alta direção e os membros do TCE-MT, destacou que o cidadão vive no município e que, para que a vida dos cidadãos seja vivida com dignidade, é preciso que os municípios tenham uma gestão eficaz. Segundo o conselheiro, para que a gestão eficaz seja alcançada é necessário capacitar o capital humano que trabalha na máquina pública.

Citando exemplos de ferramentas para uma gestão eficaz, o conselheiro Moises Maciel chamou a atenção para necessária valorização do controle interno como instrumento essencial para uma gestão verdadeiramente eficiente em todos os aspectos. "Infelizmente, muitos prefeitos e vereadores gestores de Câmaras Municipais ainda não compreenderam a função do Controlador Interno como fonte de conhecimento, repositório de know-how e fonte de consulta para o planejamento e execução de decisões estratégicas da administração pública, de blindagem mesmo contra erros, dos mais simples e comuns aos mais complexos. Muitos ainda acham que o controlador interno é um obstáculo, é alguém que quer dizer ao gestor eleito o que fazer ou não fazer, quando na verdade, seu papel é subsidiar os gestores com informações que lhes permitam tomar ou não decisões de forma mais seguras, dentro da lei e assim, reduzir as chances de erros graves", ponderou.

Moises Maciel também acentuou a importância da transparência para que a gestão pública tenha confiança e sucesso junto aos cidadãos. O conselheiro salientou que os gestores hoje, assumem sozinhos uma grande carga de responsabilidade por suas decisões quando poderia e deve dividir essa responsabilidade com a sociedade.




fonte: Sefaz-MT com Redação



anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Com eficiência ímpar, as funcionárias da Biblioteca Municipal de Cáceres, Carla Kruger e Divina Aparecida Santos Conchev, estão sempre buscando divulgar com dinâmica e eficiência aos frequentadores da casa de cultura da Rua Padre Casimiro, as atividades lúdicas do estabelecimento, voltado à salutar pratica da leitura e pesquisas.  Registramos marcando mais um golaço no placar da vida Wellyngton Maciel, que recebe os abraços calorosos da companheira Darlene, da mãe Isabel, do filhão Samuel e do rol de amigos.  Que essa data se reproduza por muitos anos, sendo festejada com saúde e felicidades são os nossos votos.  Ilustrando a página hoje, a simpática professora Elaine Glerian, do corpo docente da Escola Estadual Onze de Março, (antiga Ceom) na disciplina de química, articuladora do Projeto Parlamento Jovem no estabelecimento de ensino de Cáceres, que teve este ano um aluno selecionado.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados