Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Conselheiro do TCE/MT destaca ciclo de capacitação em Cáceres
Data:14/04/2018 - Hora:08h45
Conselheiro do TCE/MT destaca  ciclo de capacitação em Cáceres
Assessoria

A capacitação e o comprometimento dos gestores com as boas práticas da administração pública, e a valorização do controle interno e a transparência são fundamentais para a superação da crise de credibilidade, ética e honestidade que abala o poder público no Brasil nos dias atuais. Esta é a síntese do discurso técnico proferido pelo conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) Moises Maciel, na abertura do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, ocorrido na última quinta-feira (12), em Cáceres.

O evento, promovido pelo TCE-MT, reuniu mais de 200 pessoas, de 22 municípios da região sudoeste do estado, no auditório do Hotel La Barca. Foram 122 inscritos no portal e outros 94 participantes inscritos no local e a abertura contou com as presenças do anfitrião, prefeito de Cáceres, Francis Mares Cruz, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Domingos Oliveira, representando os prefeitos e vereadores da região presentes ao Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz.

O conselheiro interino, que representou a alta direção e os membros do TCE-MT, destacou que o cidadão vive no município e que, para que a vida dos cidadãos seja vivida com dignidade, é preciso que os municípios tenham uma gestão eficaz. Segundo o conselheiro, para que a gestão eficaz seja alcançada é necessário capacitar o capital humano que trabalha na máquina pública.

Citando exemplos de ferramentas para uma gestão eficaz, o conselheiro Moises Maciel chamou a atenção para necessária valorização do controle interno como instrumento essencial para uma gestão verdadeiramente eficiente em todos os aspectos. "Infelizmente, muitos prefeitos e vereadores gestores de Câmaras Municipais ainda não compreenderam a função do Controlador Interno como fonte de conhecimento, repositório de know-how e fonte de consulta para o planejamento e execução de decisões estratégicas da administração pública, de blindagem mesmo contra erros, dos mais simples e comuns aos mais complexos. Muitos ainda acham que o controlador interno é um obstáculo, é alguém que quer dizer ao gestor eleito o que fazer ou não fazer, quando na verdade, seu papel é subsidiar os gestores com informações que lhes permitam tomar ou não decisões de forma mais seguras, dentro da lei e assim, reduzir as chances de erros graves", ponderou.

Moises Maciel também acentuou a importância da transparência para que a gestão pública tenha confiança e sucesso junto aos cidadãos. O conselheiro salientou que os gestores hoje, assumem sozinhos uma grande carga de responsabilidade por suas decisões quando poderia e deve dividir essa responsabilidade com a sociedade.




fonte: Sefaz-MT com Redação



anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Para quem gosta de objetos de decoração e utilidades, daqueles do dia a dia, até os mais requintados, agora conta com a Casa Marquesa, especializada em presentes para as mais variadas ocasiões. A empresária Beatriz Tavares investiu num espaço requintado e aconchegante para oferecer o que tem de melhor, com  muito bom gosto. Vale conferir. Sucessos Bia. Cáceres agradece Felicitamos neste dia a linda morena Bárbara Victória Filiagi Assunção que celebra mais uma primavera e recebe o carinho especial das irmãs Kássia e Raquel, do pai do coração Gaúcho e rol de amigos. Sucessos, saúde, amor e alegrias nesse novo ano é o que a família do JCC deseja. Feliz Niver!!! Brindamos hoje mais um aniversário da finess Lucia Oliveira. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano pleno de realizações e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados