Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Vereador propõe erigir estátua de lendário extrativista da poaia
Data:13/04/2018 - Hora:09h39
Vereador propõe erigir estátua  de lendário extrativista da poaia
Assessoria

Na última sessão ordinária do legislativo de Cáceres, (dia 9), o vereador Cláudio Henrique propôs e foi aprovada por unanimidade, a edificação de uma estátua/monumento em homenagem ao “Poaieiro”, como parte da comemoração alusiva aos 240 anos do município de Cáceres. Os poaieiros eram os indivíduos que se propunham a coletar a poaia. Conhecida na época como “ouro negro”, é a planta brasileira mais experimentada na área médica mundial. Poaia, ipeca ou ipecacuanha, (Psychotria), foi uma planta que existiu em abundância nas matas de Mato Grosso, principalmente no município de Cáceres. 

Constatado oficialmente seu valor medicinal, iniciou-se, então, seu ciclo econômico, de longa duração e grandes benefícios para os cofres do Tesouro do Estado. A princípio, os carregamentos seguiam para a metrópoles via Goiás, depois passou a ser levada por via fluvial, com saída ao estuário do Prata. 

Eram muitos os homens que escreveram suas histórias de coragem e destemor, ingressando no seio das matas para dali tirar o seu sustento. Heróis em busca do pão de cada dia, na floresta assombrada por “pé de garrafa”, onça, macaco coatá, carrapatos, além dos espinhos e do capim navalha que os fazia sangrar. Nos momentos de lazer a melodia do “cururu” soava na mata sob os acordes de uma viola de cocho feita com ximbuva e cordas de tripa de ouriço. 

Para Cláudio Henrique, embora a extração de poaia tenha gerado recursos para a cidade de Cáceres, que teve o maior mercado extrativista dessa planta por mais de cem anos, informações sobre a manutenção da memória cultural, e os aspectos da importância econômica dessa planta são escassas. “Praticamente, todas as famílias de cacerenses têm um ente querido que tenha sido poaieiro, e, infelizmente seus filhos e netos perdem com rapidez essa maravilhosa história de garra e superação”, assinalou. 

Segundo Henrique, “um turista ou um historiador, a primeira coisa que se destaca quando se faz uma visita a algum lugar são os prédios históricos ou os monumentos que de alguma forma representem ou trazem em suas características pistas sobre a história da localidade visitada e de seus habitantes. Esses patrimônios despertam o interesse e instigam a procura por mais informações sobre o lugar, e representam a materialização da cultura de uma localidade.”  

“A história do poaieiro não deve ser esquecida ou arquivada, porque representa a saga de um guerreiro, audaz bandeirante, cuja existência de labor e dedicação muitas vezes lhe custou a própria vida. Desta forma é fundamental destacar sua importância assim como registrar esta história que possui várias linhagens de valorização do município de Cáceres, pois as histórias perpetuam e contemplam conquistas que permeiam atualmente sobre o município”, finaliza o vereador.

N.R: O jornalista editor do Correio Cacerense Daniel Macedo, (Lorde Dannyelvis) que também é musico, cita a poaia em sua musica Estrela Fronteiriça, (youtube) homenageando Cáceres. 




fonte: Assessoria



anuncie aqui AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados