Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Procon-MT realiza fiscalização repressiva no comercio de Jauru
Data:12/04/2018 - Hora:08h34
Procon-MT realiza fiscalização  repressiva no comercio de Jauru
Arquivo

Uma equipe do Procon Estadual esteve na semana passada (2 a 7 de abril), em Jauru, realizando fiscalização repressiva no comércio do município, com o saldo de 12 estabelecimentos fiscalizados, sendo 3 postos de combustíveis, 5 farmácias e 3 lojas de eletrodomésticos. Também foi fiscalizado um supermercado, alvo de denúncia de consumidor relatada ao Procon municipal de Jauru, de que o estabelecimento comercializava produtos vencidos e praticava diferenciação de preço caixa-gôndola.

Os estabelecimentos vistoriados já haviam recebido a equipe do Procon Estadual anteriormente, em ação de fiscalização preventiva realizada em 2017. Naquela ocasião, os fiscais prestaram orientações acerca da legislação consumerista pertinente aos seguimentos, além de confeccionar Auto de Constatação com notificação acerca das infrações encontradas, sendo concedido prazo de 30 dias para regularização.

Dentre as infrações mais graves identificadas destacam-se: posto de combustível com alvará de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros vencido em Julho de 2012; farmácia sem a presença do farmacêutico (sendo que é obrigatório por Lei Federal - nº 13.021/2014 - a presença do profissional durante todo o horário de funcionamento); e contrato de adesão com práticas abusivas e produtos sem preços em lojas de eletrodomésticos.

Também foram constatadas a oferta em supermercado de produtos perigosos (fogos de artifício) sem que o estabelecimento tivesse alvará do Corpo de Bombeiros para comercializar tal mercadoria; produtos sem informações obrigatórias estipuladas em lei (falta de tabela nutricional, origem e composição) e com o prazo de validade vencido, dentre outras infrações. Dos 12 estabelecimentos fiscalizados, cinco foram autuados e serão notificados para pagar a multa ou apresentar defesa.

O que mais surpreendeu a equipe de Fiscalização, segundo o fiscal Rogério Sena, foi o alvará de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros em um dos postos de combustível fiscalizado, que já estava vencido há quase seis anos. "Isso coloca em risco a integridade física da população e é uma afronta ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, que prevê o direito à proteção da vida, saúde e segurança da população contra riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos", salienta.




fonte: Procon/MT com Redação



JBA AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Com eficiência ímpar, as funcionárias da Biblioteca Municipal de Cáceres, Carla Kruger e Divina Aparecida Santos Conchev, estão sempre buscando divulgar com dinâmica e eficiência aos frequentadores da casa de cultura da Rua Padre Casimiro, as atividades lúdicas do estabelecimento, voltado à salutar pratica da leitura e pesquisas.  Registramos marcando mais um golaço no placar da vida Wellyngton Maciel, que recebe os abraços calorosos da companheira Darlene, da mãe Isabel, do filhão Samuel e do rol de amigos.  Que essa data se reproduza por muitos anos, sendo festejada com saúde e felicidades são os nossos votos.  Ilustrando a página hoje, a simpática professora Elaine Glerian, do corpo docente da Escola Estadual Onze de Março, (antiga Ceom) na disciplina de química, articuladora do Projeto Parlamento Jovem no estabelecimento de ensino de Cáceres, que teve este ano um aluno selecionado.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados