Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Macanudos das Teles
Data:05/04/2018 - Hora:07h54
Macanudos das Teles
Reprodução Web

Você que se posta a frente da telinha para torcer pelo seu time nas tardes de domingo, a dona de casa, que arruma a cozinha mais cedo pra não perder o capitulo da novela, aqueles que curtem estar por dentro das noticias gerais e previsão do tempo dos jornais televisivos, alguns tendenciosos, com ilações falaciosas, fak-news e os cambaus, deveriam saber que dia é hoje. Claro, que é 5 de abril, uma quarta feira, quiçá de chuva, oxalá de sol, nada a estranhar deste tempo volúvel como as comunicações malversadas por produtores, diretores, ancoras e repórteres nem sempre éticos. Para estas pessoas sérias, leitores fiéis deste espaço diário e para os colegas que levam a sério a árdua, porém sagrada missão do jornalismo honesto, incluindo claro, aqueles que ficam atrás das câmeras nas TVs, a nossa singela e sincera saudação porque hoje é o Dia Internacional das Telecomunicações. Tele- do Grego distancia e Comunicações do Latim Comunicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". Pois bem, este 5 de abril se comemora a importante data, em alusão à fundação da

a União Telegráfica Internacional no distante dia 5 de abril de 1865, transformada na década de 30 do século XX na União Internacional de Telecomunicações. Prá você ver, que dos sinais da TV, do áudio e vídeo do smartphone interligado a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe, tudo começou com o telégrafo. Viajando no tempo voltamos às datas mais importantes que contribuíram para a evolução dos meios de comunicação: Em1840, Samuel Morse registrou a patente do telégrafo elétrico, onde, baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias.  Dez anos depois, em 1850, um cabo submarino foi construído no canal da mancha que liga França e Inglaterra para transmissões telegráficas. Vinte e seis anos após, em 1876, Alexander Graham Bell registrava a patente do telefone, invenção revolucionária que convertia as ondas sonoras (voz humana) em impulsos elétricos. Em 1879, D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil e os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro, sendo que só 11 anos depois Heinrich Hertz descobriu as ondas eletromagnéticas, que permitiriam futuramente a invenção do rádio. Da primeira transmissão radiofônica no Brasil em 1922 à TV foram 28 anos de espera, pois somente em 1950 acontecia com Assis Chateaubriand, o primeiro programa da TV brasileira transmitido pela TV Tupi. Daí até a internet, foram mais 26 anos, quando em 1976 Steve Jobs apresentou ao mundo o Apple Computer, primeiro computador pessoal. Para a explosão dos milhões de telefones celulares, foi rápido, após a implantação da internet no Brasil em 1995. Nesta viagem, não poderíamos deixar de apear na década de 80 do século passado quando o saudoso (tipo Mandrake), Aderbal Michelis, o sucessor de Rondon, mestre das telecomunicações em Mato Grosso abriu as fronteiras do oeste com instalações de torres de Radio e TV, ligando pontos como macanudo do radio amador e programador da Trans-Lider; dos anos dourados em Cáceres e região. Concluindo, resta-nos reverenciar nesta data a memória deste gigante das telecomunicações, que como Graham Bell e Morse, escreveu também e com gaudio, sua página no setor das telecomunicações de Mato-Grosso,... e Vamos Tele-Comunicare, que a vida segue, graças à eles. 

 




fonte: Da Redação



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados