Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Macanudos das Teles
Data:05/04/2018 - Hora:07h54
Macanudos das Teles
Reprodução Web

Você que se posta a frente da telinha para torcer pelo seu time nas tardes de domingo, a dona de casa, que arruma a cozinha mais cedo pra não perder o capitulo da novela, aqueles que curtem estar por dentro das noticias gerais e previsão do tempo dos jornais televisivos, alguns tendenciosos, com ilações falaciosas, fak-news e os cambaus, deveriam saber que dia é hoje. Claro, que é 5 de abril, uma quarta feira, quiçá de chuva, oxalá de sol, nada a estranhar deste tempo volúvel como as comunicações malversadas por produtores, diretores, ancoras e repórteres nem sempre éticos. Para estas pessoas sérias, leitores fiéis deste espaço diário e para os colegas que levam a sério a árdua, porém sagrada missão do jornalismo honesto, incluindo claro, aqueles que ficam atrás das câmeras nas TVs, a nossa singela e sincera saudação porque hoje é o Dia Internacional das Telecomunicações. Tele- do Grego distancia e Comunicações do Latim Comunicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar". Pois bem, este 5 de abril se comemora a importante data, em alusão à fundação da

a União Telegráfica Internacional no distante dia 5 de abril de 1865, transformada na década de 30 do século XX na União Internacional de Telecomunicações. Prá você ver, que dos sinais da TV, do áudio e vídeo do smartphone interligado a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe, tudo começou com o telégrafo. Viajando no tempo voltamos às datas mais importantes que contribuíram para a evolução dos meios de comunicação: Em1840, Samuel Morse registrou a patente do telégrafo elétrico, onde, baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias.  Dez anos depois, em 1850, um cabo submarino foi construído no canal da mancha que liga França e Inglaterra para transmissões telegráficas. Vinte e seis anos após, em 1876, Alexander Graham Bell registrava a patente do telefone, invenção revolucionária que convertia as ondas sonoras (voz humana) em impulsos elétricos. Em 1879, D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil e os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro, sendo que só 11 anos depois Heinrich Hertz descobriu as ondas eletromagnéticas, que permitiriam futuramente a invenção do rádio. Da primeira transmissão radiofônica no Brasil em 1922 à TV foram 28 anos de espera, pois somente em 1950 acontecia com Assis Chateaubriand, o primeiro programa da TV brasileira transmitido pela TV Tupi. Daí até a internet, foram mais 26 anos, quando em 1976 Steve Jobs apresentou ao mundo o Apple Computer, primeiro computador pessoal. Para a explosão dos milhões de telefones celulares, foi rápido, após a implantação da internet no Brasil em 1995. Nesta viagem, não poderíamos deixar de apear na década de 80 do século passado quando o saudoso (tipo Mandrake), Aderbal Michelis, o sucessor de Rondon, mestre das telecomunicações em Mato Grosso abriu as fronteiras do oeste com instalações de torres de Radio e TV, ligando pontos como macanudo do radio amador e programador da Trans-Lider; dos anos dourados em Cáceres e região. Concluindo, resta-nos reverenciar nesta data a memória deste gigante das telecomunicações, que como Graham Bell e Morse, escreveu também e com gaudio, sua página no setor das telecomunicações de Mato-Grosso,... e Vamos Tele-Comunicare, que a vida segue, graças à eles. 

 




fonte: Da Redação



anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Os parabéns de hoje é endereçado a Railson Campos, que ontem marcou mais um golaço no placar da vida recebendo os abraços calorosos dos familiares e amigos. Felicidades e muitos anos de vida. Tim, Tim. Nosso Bom dia ao casal Eugênio Florentino Muniz e Edinha Marques do Amaral que estão sempre curtindo a vida juntos. É isso aí o amor foi feito para ser celebrado todos os dias. Abraço especial as encantadoras Meire Maciel, Olga Maria Castrillon Mendes, Vera Maquêa e Marta Cocco, que se encontraram para um bate papo descontraindo na Feira Cultural e Gastronômica da Praça da Cavalhada que acontece todas as terças-feiras. Além de saborear deliciosas guloseimas a feira se tornou um ponto de encontro de amigos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados