Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Café da Manhã
Data:30/03/2018 - Hora:09h21

Aulinha de Português

Durante a entrevista do juiz Sérgio Moro no programa Roda Viva, da TV Cultura esta semana o magistrado cometeu grave erro de português, durante um trecho:  “havia todo um anseio da população para que houvessem reformas legislativas que incrementassem a eficiência do sistema em relação a esse tipo de criminalidade.” Ora, amigos, como se sabe, o “haver”, quando utilizado como impessoal, deve concordar na 3ª pessoa do singular. Isso ocorre porque o verbo não tem sujeito, ou seja, alguém que execute a ação. É “haver” no sentido de “existir”.

 Aulinha de Português II

Ainda sobre um trecho da fala do Moro, chama a atenção o uso de “todo um”. Apesar de ser mais comum a combinação entre “todo” e o artigo definido (indicando a totalidade de algo), é possível encontrarmos sim o artigo indefinido. Desaparece, naturalmente, a vacilação quando, em vez do artigo definido, aparecer o indefinido um, pois aí todo um denota inteiro, total: todo um dia, a par de um dia todo, toda uma cidade, construção, aliás, sem razão, rejeitada por puristas intransigentes.

Z.P.Espera!

Amigo jornalista Sinézio Alcântara nos diz que programada para ser entregue no mês de maio, mês que vem, pra ser mais claro, as obras do complexo arquitetônico da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Mato Grosso, instalada em Cáceres, não está 10% concluída. Conforme matéria do amigo, no distrito industrial onde se executa o projeto, um grupo de pouco mais de 30 funcionários da construtora Primus Incorporação e Construção Ltda, ainda patina em obras de fundação. É isso aí, amigo, a prima do VLT, é a famosa decana Z.P.Espera, dia 31 de fevereiro, chega.

Vestibular/Unemat

Cansou de malhar o Judas? Vai acordar com ressaca da Páscoa? Cai da cama cedinho na segunda, amigo, que começam as inscrições on-line para os vestibulares da Unemat, que vai abrir 2.520 vagas, em 13 campus, com matrículas dos aprovados, no segundo semestre deste ano. A inscrição deve ser efetuada via internet, no endereço www.unemat.br/vestibular, no período de 2 de abril a 10 de maio. O valor da taxa é de R$ 100. Tá duro, porque tem renda familiar inferior a dois salário mínimos, é doador de sangue ou profissionais técnicos da educação Superior da universidade, pede isenção de taxa, que tem direito, mas alerta pro prazo, de 2 a 5 de abril.

Dia do Marcelo

Tai, Marcelo, dia 28 de março, anteontem você devia estar aqui pra bater uma geladinha com a gente, afinal, era o seu dia, o Dia do Diagramador, 28 de março, mas mesmo com atraso e com você longe, receba em tempo o abraço da equipe do Correio, do Lorde Dannyelvis; da Blondye Rosane, a chefinha; do Dodô (gráfico); do Gaucho do marketing, enfim de todos nós, extensivos aos demais diagramadores da city. Prá quem não sabe, o diagramador é aquele profissional que produz o design gráfico do jornal, revista e similares, tornando a leitura mais agradável.




fonte: Da Redação



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Os parabéns de hoje é endereçado a Railson Campos, que ontem marcou mais um golaço no placar da vida recebendo os abraços calorosos dos familiares e amigos. Felicidades e muitos anos de vida. Tim, Tim. Nosso Bom dia ao casal Eugênio Florentino Muniz e Edinha Marques do Amaral que estão sempre curtindo a vida juntos. É isso aí o amor foi feito para ser celebrado todos os dias. Abraço especial as encantadoras Meire Maciel, Olga Maria Castrillon Mendes, Vera Maquêa e Marta Cocco, que se encontraram para um bate papo descontraindo na Feira Cultural e Gastronômica da Praça da Cavalhada que acontece todas as terças-feiras. Além de saborear deliciosas guloseimas a feira se tornou um ponto de encontro de amigos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados