Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Projeto de reintegração social comprova sucesso em Cáceres
Data:29/03/2018 - Hora:07h40
Projeto de reintegração social  comprova sucesso em Cáceres
TJ-MT

O Fórum da Comarca de Cáceres, iniciou em 2015 o projeto de reintegração social com reeducandos pertencentes ao regime semi-aberto do sistema prisional do município, como uma oportunidade de recomeçar.

A parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso com o presídio municipal de Cáceres conta atualmente com dois reeducandos que prestam serviços gerais em manutenção, pintura, elétrica, lavagem e atividades relacionadas ao ofício de pedreiro nas instalações do Fórum da cidade.

O projeto prevê além da reinserção e o trabalho prestado à comunidade, a progressão da pena dos detentos, convertendo três dias de trabalho em um dia a menos de cumprimento no regime semi-aberto.

A gestora geral da Comarca de Cáceres, Odanil Corbelino, servidora há mais de 18 anos, foi a idealizadora da parceria e avalia como muito positiva a participação dos reeducandos no Fórum do município. “Fizemos um pedido para o juiz corregedor, à época, porque nós precisávamos de mão de obra. E foi então que, com muita satisfação, o juiz nos cedeu alguns reeducandos. É um trabalho que está tendo êxito, tanto para nós, quanto para eles. Estamos muito satisfeitos. O trabalho deles é muito valioso, de suma importância para nós e é a chance de um recomeço para eles.”

Para o reeducando Ueliton Souza, há oito meses prestando serviços no Fórum de Cáceres, o projeto é uma forma de se reintegrar à sociedade, em vez de estar ocioso no sistema prisional. “É bom trabalhar aqui, em vez de estar lá dentro [da prisão] sem fazer nada. Aqui você está trabalhando e pensando no futuro, nos planos para fazer daqui pra frente. Se a gente fica lá, sem fazer nada, acaba pensando em coisas que não deve. Eu aprendi tudo no sistema prisional, antes eu não sabia fazer esses serviços.”

O reeducando inclusive já tem planos para o futuro, após cumprir sua dívida com a justiça. “Quando eu sair de lá [da cadeia municipal] estou pensando em fazer cursos de pintura, pedreiro e pretendo continuar nessa profissão. Se tudo der certo em janeiro do ano que vem já estarei livre”.

A possibilidade de recomeço é um direito de todos os cidadãos. Ações como essa mostram o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a justiça e a dignidade para toda população, através da ressocialização daqueles que já quitaram seu débito com a sociedade.




fonte: TJ-MT com Redação



anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Celebrando data nova o ilustre artista plástico Sebastião Mendes que comemora a data ao lado da família e amigos. Ele que está residindo em São Paulo, mas sempre está na terrinha curtindo e matando saudades. Desejamos um ano de sucessos, vitórias e muita saúde. Feliz Aniversário!   Ser criança é maravilhoso, pois podemos olhar o mundo sem medo e pensar que ele nos pertence. E hoje embelezando nossa High Society com sua alegria contagiante  as princesinhas Melissa e Luíza Vittorazi Dauzacker, que enchem de alegrias o lar do casal Nélio e Francyanne. Beijinhos e que Papai do Céu derrame infinitas bênçãos. No rol dos aniversariantes a querida Claudia Vilela celebra mais um ano de existência e recebe o carinho dos amigos e familiares com o tradicional Parabéns. Felicidades e um ano repleto de alegrias, saúde e realizações é o que lhes desejamos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados