Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Projeto de reintegração social comprova sucesso em Cáceres
Data:29/03/2018 - Hora:07h40
Projeto de reintegração social  comprova sucesso em Cáceres
TJ-MT

O Fórum da Comarca de Cáceres, iniciou em 2015 o projeto de reintegração social com reeducandos pertencentes ao regime semi-aberto do sistema prisional do município, como uma oportunidade de recomeçar.

A parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso com o presídio municipal de Cáceres conta atualmente com dois reeducandos que prestam serviços gerais em manutenção, pintura, elétrica, lavagem e atividades relacionadas ao ofício de pedreiro nas instalações do Fórum da cidade.

O projeto prevê além da reinserção e o trabalho prestado à comunidade, a progressão da pena dos detentos, convertendo três dias de trabalho em um dia a menos de cumprimento no regime semi-aberto.

A gestora geral da Comarca de Cáceres, Odanil Corbelino, servidora há mais de 18 anos, foi a idealizadora da parceria e avalia como muito positiva a participação dos reeducandos no Fórum do município. “Fizemos um pedido para o juiz corregedor, à época, porque nós precisávamos de mão de obra. E foi então que, com muita satisfação, o juiz nos cedeu alguns reeducandos. É um trabalho que está tendo êxito, tanto para nós, quanto para eles. Estamos muito satisfeitos. O trabalho deles é muito valioso, de suma importância para nós e é a chance de um recomeço para eles.”

Para o reeducando Ueliton Souza, há oito meses prestando serviços no Fórum de Cáceres, o projeto é uma forma de se reintegrar à sociedade, em vez de estar ocioso no sistema prisional. “É bom trabalhar aqui, em vez de estar lá dentro [da prisão] sem fazer nada. Aqui você está trabalhando e pensando no futuro, nos planos para fazer daqui pra frente. Se a gente fica lá, sem fazer nada, acaba pensando em coisas que não deve. Eu aprendi tudo no sistema prisional, antes eu não sabia fazer esses serviços.”

O reeducando inclusive já tem planos para o futuro, após cumprir sua dívida com a justiça. “Quando eu sair de lá [da cadeia municipal] estou pensando em fazer cursos de pintura, pedreiro e pretendo continuar nessa profissão. Se tudo der certo em janeiro do ano que vem já estarei livre”.

A possibilidade de recomeço é um direito de todos os cidadãos. Ações como essa mostram o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a justiça e a dignidade para toda população, através da ressocialização daqueles que já quitaram seu débito com a sociedade.




fonte: TJ-MT com Redação



anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Querida amiga Adriana Barbosa Barros, hoje você inicia uma nova jornada, e neste momento de alegria em que celebra mais um ano de vida,  nós as Ex-Imaculadas temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade por tantos anos. Hoje desejamos felicidades, rogando ao Criador que ilumine ainda mais seu caminho para que possa conquistar todos os seus sonhos. Parabéns amiga!!! Que a vida continue agraciando você com muito amor, saúde, sucesso e paz. Que o dia de hoje lhe traga muita alegria e surpresas boas. Seja muito feliz hoje e para sempre! Feliz Aniversário! Felicidades pra você, Edson Flávio, por este dia tão especial que é o seu aniversário.  Que você possa ter muitos anos de vida abençoados e felizes, e que os anos futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Receba nosso carinho especial hoje. Feliz Aniversário. Flores multicoloridas a finess aniversariante Marisa Klein Dias. Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, com muita saúde, amizade e felicidades mil. Desejos de um dia muito feliz e que você possa celebrar a vida por muitos anos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados