Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Presos ordenam morte de agentes depois de motim em penitenciária
Data:22/03/2018 - Hora:09h07
Presos ordenam morte de agentes depois de motim em penitenciária
Reprodução

O motim, que terminou na tarde de anteontem, com quatro feridos e um detento morto, na Penitenciária Central do Estado (PCE), causou alerta por parte dos agentes penitenciários, que foram ameaçados por líderes de facções, após o tumulto. Em áudios, que já circulam nas redes sociais, os presos utilizam palavras como "salve geral" e "passa nada", para ameaçar os servidores.

Os presos pedem que "os soldados das facção que estão em liberdade" ataquem agentes penitenciários, carros do Serviço de Operações Especiais e Grupo de Intervenção Rápida e "fuzilem" as viaturas do sistema penitenciário. O motivo seria a morte do preso Jesuíno Cândido da Cruz, o Junião, 27. O disparo, feito pelos agentes no momento da contenção, acertou a cabeça do detento, que morreu na enfermaria do presídio.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, após uma varredura e retirada de celulares, carregadores e drogas do Raio 3, os presos se rebelaram e começaram a jogar água quente e pedaços de concreto nos agentes. Com isso, os servidores revidaram e atiraram, conseguindo assim fazer com que todos os presos para o interior das celas.

Após o tumulto, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionada e começou a investigar o fato, já que havia perfurações de tiros em freezers da unidade e um morto no confronto. Porém, a morte de Junião acabou exaltando os ânimos de líderes de facções criminosas e foi dado o "salve", que é uma espécie de ordem que parte do presídio para ser cumprida do lado de fora dos presídios. E o mais assustador é que a ordem é para matar agentes.

Antes dos áudios e do motim realizado na tarde de terça, uma carta foi escrita dentro da PCE e encaminhada à Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT. Nela, os detentos pedem a retirada do atual diretor da Penitenciária Central, porque ele estaria "judiando" dos presos. "Faz ato de tortura", diz trecho da carta.

A Polícia Civil, por nota, informou que A  DHPP esteve na unidade e constatou que houve motim e por isso foram usados meios de contenção.  Foram realizadas perícias de danos (pois o raio 3 estava com sinais visiveis de destruição) e pericia de local de morte. O inquérito policial ja foi instaurado e tomadas todas as providências.




fonte: Assessoria com Redação



AREEIRA JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados