Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Academia de Letras pode se mudar para o interior
Data:20/03/2018 - Hora:09h18
Academia de Letras pode  se mudar para o interior
Reprodução

A Academia Mato-Grossense de Letras pode se mudar para o interior do estado e deixar a Casa Barão de Melgaço. Após mais de vinte ocorrências em cerca de três meses, os imortais discutiram, no último sábado (10), a possibilidade de mudança, e criaram uma comissão para tentar falar, pela última vez, com os gestores municipal e estadual.

A ideia foi dada pelo secretário geral da Academia, José Cidalino Carrara. Segundo ele, além dos assaltos, a causa está no “descaso, desdém, e falta de respeito dos gestores públicos com a Academia, não com os componentes da Academia, mas com a instituição em si”.

Desde outubro de 2017 já foram levados da Casa Barão até mesmo a fiação elétrica e os aparelhos de ar condicionado. “Depois que eu dei a ideia no último sábado, já recebemos três propostas de cidades do interior, que eu não posso divulgar ainda por uma questão de ética, que estão dispostas a sediar a Academia Mato-Grossense de Letras”, afirma Carrara. Segundo ele, a maioria dos imortais presentes na reunião concordou com a mudança, e a sugestão foi aplaudida.

Marília Beatriz, imortal e ex-presidente da AML, também lamentou todas as ocorrências que atingiram a casa. Segundo ela, quando estava na presidência, a Prefeitura disponibilizava um guarda para ficar na porta. “Não era suficiente, porque ele trabalhava um dia, e no outro tinha que descansar, o ideal seriam dois. Mas desde que eles entregaram a Academia de volta pra nós, em março, até quando eu saí da Presidência, em outubro, não teve nenhuma ocorrência”, lembra.

A ex-presidente afirma que será difícil encontrar um local para levar a AML, porque “ela fica na Casa Barão de Melgaço aqui, que foi a casa do Barão mesmo. Não tem outro lugar em que ele tenha morado”, lamenta.

Para que a Academia não saia da capital, a solução seria colocar guardas para cuidar da Casa Barão todos os dias. “Eu sou secretário geral, não tenho coragem de passar uma manhã lá! A noite ainda é pior! Que nos coloque um ou dois guardas, isso não custa nada pro estado, faz tanto convênio, não custa nada pegar uma empresa terceirizada e colocar um funcionado pra tomar conta”, afirma Carrara. “A nossa sorte é que bandido não gosta de livro. Temos uma riqueza, um patrimônio tão grande lá, e felizmente bandido não gosta de livro, assim como as autoridades tem medo, porque são ignorantes, e tem medo do conhecimento”, finaliza.

A Casa Barão foi construída entre 1775 e 1777, e em 1843 passou a ser residência do Barão de Melgaço, um francês naturalizado brasileiro que recebeu o título de Barão de Dom Pedro I após defender o Brasil na Guerra do Paraguai. Ele também foi governador de Mato Grosso cinco vezes, historiador, geógrafo, pesquisador e escritor.

Após sua morte, a casa passou aos descendentes, e foi desapropriada em 1926. Quatro anos depois, em 1930, passou a ser sede da AML e do IGHMT. Foi ali, também, a primeira faculdade de direito de Cuiabá.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados