Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 25 de Março de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Livro sobre fronteira Brasil/Bolívia será lançado no dia 20 em Cáceres
Data:17/03/2018 - Hora:07h30
Livro sobre fronteira Brasil/Bolívia será lançado no dia 20 em Cáceres
Divulgação

A Assembléia Legislativa lança na próxima terça-feira (20), na sede da Sicmatur em Cáceres, o livro "A Fronteira Brasil-Bolívia em Mato Grosso - 2016", uma ampla pesquisa sobre a realidade física, econômica e social da região que integra os dois países. O objetivo da publicação é contribuir para subsidiar o debate sobre políticas e programas que promovam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

Esta é a segunda de uma série de publicações iniciada em 2016 com a edição do livro "Estatísticas do Vale do Cuiabá". Por meio de estatísticas e análises, os livros fazem um diagnóstico completo da realidade dos municípios e regiões, subsidiando o trabalho dos gestores públicos e privados, servidores, técnicos e acadêmicos em geral.

As atividades de coleta de informações, sistematização e análise, foram realizadas entre julho e outubro de 2016 quando a equipe coordenada pelo professor Sílvio Monteiro percorreu mais de 15 mil quilômetros nos municípios fronteiriços, levantando e checando informações, realizando entrevistas e coleta de dados in loco. Mapas, croquis, tabelas e gráficos organizam e referenciam as estatísticas quantitativas e qualitativas.   

O trabalho está estruturado em capítulos que abordam aspectos históricos, geográficos, econômicos, legislação, infra-estrutura física, transportes, população saúde, educação, segurança e comunicação, informações essenciais para futuros programas de desenvolvimento da região e para o próprio planejamento das prefeituras.

O professor Sílvio Monteiro destacou que a carência de estudos sobre a realidade fronteiriça é muito grande. "As autoridades bolivianas, particularmente no Consulado em Cáceres, e as Alcadias de San Matias e San Ignácio, assim como suas organizações, lideranças, técnicos e cidadãos, colaboraram intensamente com as pesquisas e ficaram satisfeitos com esta iniciativa da ALMT em compilar em livro as informações básicas sobre a fronteira", explicou.

Na apresentação do livro, uma citação lembra que a própria Constituição brasileira, em seu art. 4º, prevê que "a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações".




fonte: Assessoria com Redação



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
No rol dos aniversariantes hoje o médico Rodrigo Perez, que comemora a data envolto ao carinho da família e amigos. Que seu coração esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para muitos. Parabéns que possa ter muitos anos de vida, saúde e prosperidades. Em tempo parabenizamos Ana Maria da Silveira Lima pela passagem de seu natalício. Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, amizade e felicidades mil. De volta a city o jornalista e músico Daniel Alves de Macedo, que após longos dia em São Paulo retornou a Princesinha. Seja bem vindo!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados