Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Livro sobre fronteira Brasil/Bolívia será lançado no dia 20 em Cáceres
Data:17/03/2018 - Hora:07h30
Livro sobre fronteira Brasil/Bolívia será lançado no dia 20 em Cáceres
Divulgação

A Assembléia Legislativa lança na próxima terça-feira (20), na sede da Sicmatur em Cáceres, o livro "A Fronteira Brasil-Bolívia em Mato Grosso - 2016", uma ampla pesquisa sobre a realidade física, econômica e social da região que integra os dois países. O objetivo da publicação é contribuir para subsidiar o debate sobre políticas e programas que promovam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.

Esta é a segunda de uma série de publicações iniciada em 2016 com a edição do livro "Estatísticas do Vale do Cuiabá". Por meio de estatísticas e análises, os livros fazem um diagnóstico completo da realidade dos municípios e regiões, subsidiando o trabalho dos gestores públicos e privados, servidores, técnicos e acadêmicos em geral.

As atividades de coleta de informações, sistematização e análise, foram realizadas entre julho e outubro de 2016 quando a equipe coordenada pelo professor Sílvio Monteiro percorreu mais de 15 mil quilômetros nos municípios fronteiriços, levantando e checando informações, realizando entrevistas e coleta de dados in loco. Mapas, croquis, tabelas e gráficos organizam e referenciam as estatísticas quantitativas e qualitativas.   

O trabalho está estruturado em capítulos que abordam aspectos históricos, geográficos, econômicos, legislação, infra-estrutura física, transportes, população saúde, educação, segurança e comunicação, informações essenciais para futuros programas de desenvolvimento da região e para o próprio planejamento das prefeituras.

O professor Sílvio Monteiro destacou que a carência de estudos sobre a realidade fronteiriça é muito grande. "As autoridades bolivianas, particularmente no Consulado em Cáceres, e as Alcadias de San Matias e San Ignácio, assim como suas organizações, lideranças, técnicos e cidadãos, colaboraram intensamente com as pesquisas e ficaram satisfeitos com esta iniciativa da ALMT em compilar em livro as informações básicas sobre a fronteira", explicou.

Na apresentação do livro, uma citação lembra que a própria Constituição brasileira, em seu art. 4º, prevê que "a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações".




fonte: Assessoria com Redação



anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Flores multicoloridas a aniversariante do dia Ryvia Sodré que festeja a data ao lado do maridão Erze, filho Juninho, familiares e amigos. Que sua vida seja plena de alegrias, saúde e muitas prosperidades são os nossos sinceros votos. Destaque VIP ao querido José Ricardo Menacho que com sua voz maravilhosa abrilhantou o evento de inauguração do Natal Luz, cantando My way acompanhado pela Banda Sinfônica da Universidade do Estado de Mato Grosso. Um show de alto nível que merece nossos aplausos. Votos de felicidades ao mais novo casal Anderson Silva e Kamila Ladeia Segatto. Que essa união perdure para sempre e que o amor e o respeito sejam uma constante na vida a dois.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados