Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 16 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Deputados têm um mês para mudar de partido
Data:09/03/2018 - Hora:18h26

Desde a última quarta-feira (7), parlamentares têm 30 dias para trocar de partido sem o risco de perder o mandato. A chamada “janela partidária” é aberta 30 dias antes do prazo final para filiação dos interessados em concorrer às eleições. A emenda constitucional nº 91, promulgada em 2016, instituiu o instrumento. Na prática, ficou estabelecido um período de 30 dias, no qual parlamentares podem mudar de partido sem que percam os seus mandatos.

A “janela” está prevista no Artigo 22-A da Lei Federal 9.096/1995 (Lei dos Partidos), dispositivo incluído pela Lei Federal 13.165/2015. Além da motivação ideológica para a mudança de legenda, também existe a busca por financiamento de campanhas.

Os recursos se tornaram mais escassos após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2015, que considerou inconstitucionais dispositivos legais que permitiam a doação de empresas para campanhas eleitorais.

Hoje, os 24 parlamentares em exercício da Assembléia Legislativa de Mato Grosso se dividem em 10 partidos. A bancada do Partido Social Democrático (PSD) é a maior com seis deputados. Logo atrás vem o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 4 representantes cada.

Já o Movimento Democrático Brasileiro conta com 3 parlamentares e o Partido dos Trabalhadores com 2. Outros 5 partidos também estão representados na Casa de Leis com um deputado cada. São eles: Solidariedade, Partido Social Cristão, Democratas, Partido Democrático Trabalhista e Partido Verde.




fonte: Redação c/ AL/MT



AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Abrimos nossa High Society parabenizando a jornalista Mayara Michels Cunha que festeja mais um aniversário envolto as manifestações de carinho dos familiares. Que seu dia seja cheio de alegrias do início ao fim, e que a felicidade permaneça sempre do teu lado. Feliz Niver!!! Os parabéns ao ilustre magistrado e amigo Geraldo Fidélis que comemora data nova ao lado da esposa Fernanda e da filhinha Luisa. Que Deus lhe conceda muita saúde e muitos anos de vida. Felicidades hoje e sempre! Sempre atentos as notícias da Princesinha nas páginas do JCC o finess casal João Guilherme Turini e Fernanda Cavalari, proprietários da Óticas Karol que está com as melhores promoções em comemoração ao primeiro aniversário em Cáceres. Vale conferir. Grande abraço ao casal e toda a equipe com votos de um excelente fim de semana.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados