Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
fipe
Visionários da Saúde
Data:06/03/2018 - Hora:08h21

Hoje, 7 de março, o calendário registra a data alusiva ao Dia do Optometrista e fica no ar a pergunta, afinal quem é o profissional desta área? Como eu também não sabia em detalhes, afinal minha formação em bancos de universidade, como já dito, refere-se a curso bacharelado em geografia, pós em turismo e o jornalismo, setor mais amplo às pesquisas e onde encontrei o vocábulo optometria.

Só pra ilustrar, a palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, decomposta em opto, que provém de opsis que significa visão e de metron que significa medição, portanto, uma prática especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual. Assim, o optometrista é o profissional da área da saúde, não médico, formado em Optometria, responsável pela avaliação primária do sistema visual e ocular, prescrevendo quando necessário, a correção ótica adequada (óculos, lentes de contato, filtros, terapias visuais) e encaminhando as suspeitas patológicas ao medico, o profissional especializado.

Com o advento da Caravana da Transformação em Cáceres, quando em apenas cinco dias foram realizados mais de 20 mil atendimentos oftalmológicos, nada mais oportuno, mencionar mesmo que de forma resumida, (o espaço é exíguo), as nossas homenagens aos optometristas em sua efeméride.

Não resta duvida que a visão desempenha um papel fundamental na saúde e boa qualidade de vida, com impacto determinante no modo como uma pessoa se relaciona e se integra na sociedade, influencia o seu desenvolvimento cognitivo, saúde mental, rumo profissional e pessoal; que a atenção e cuidado com a saúde visual desde a infância, reflete positivamente na geração de melhores oportunidades e desempenho produtivo; e claro, que o profissional optometrista, desempenha papel fundamental na garantia de um sistema de saúde visual eficiente e equitativo, inclusive, a Organização Mundial de Saúde tem preconizado que a optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo. Só pra concluir, experimente fechar os olhos mesmo que por 30 segundos e com certeza ao abri-los, sentirá a importância fundamental da visão em seu dia a dia. Então leitores, nada mais justo que neste 7 de março, a gente parabenizar a distinta categoria profissional pelo seu dia e que Santa Luzia, os abençoem hoje e sempre. ***___Rosane Michelis – Jornalista, Bacharel em Geografia e pós em turismo.




fonte: Rosane Michelis



anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Celebrando Bodas de Cristal o casal Lucio Lindote e Hellen Ferrareto a quem enviamos votos de felicidades por 15 anos de união pautados no respeito e companheirismo. Que Deus abençoe com muitos mais anos juntos.   Ontem pela manhã tivemos o prazer em receber os alunos do 2º ano A e B da Escola Estadual São Luiz que vieram conhecer um pouco da história do Jornal Correio Cacerense bem como entender como é o funcionamento de um jornal impresso. A visita segundo a professora Silvania se deu pela necessidade de proporcionar aos alunos um aprendizado extra classe uma vez que o tema trabalhado é Notícias. Parabéns a professora e aos alunos.  Agradecemos a visita.  Festejou ontem data nova o companheiro de profissão Sinézio Nunes de  Alcântara. Nosso registro com votos de muita saúde e prosperidades. Feliz Niver!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados