Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Cartilhas Nerd
Data:27/02/2018 - Hora:06h47
Cartilhas Nerd
Reprodução Web

O livro didático tem suma importância para o processo de aprendizagem no desenvolvimento do ser humano como aluno. Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, pois norteia o caminho a ser traçado pelo educador. O livro didático é aquele que ajuda na formação pedagógica das pessoas e surgiu para ser usado como um complemento aos livros clássicos que as escolas utilizavam na época, e buscava oferecer informações que ajudassem no aprendizado das ciências, história e filosofia. Ele é de grande importância para o aprendizado dos alunos, quiçá, tenha sido um dos primeiros contatos dos jovens com a leitura, além de contribuir para ajudar o professor a traçar estratégias de ensino. Nosso mini-preambulo hoje, para lembrar aos que não lêem, que hoje segundo o calendário, é o Dia Nacional do Livro Didático. No Brasil, somente após a Independência do Brasil, em 1822, entraram em vigorar as primeiras leis de educação, aumentando a produção de livros didáticos, inclusive por editoras particulares, notadamente francesas, pois como o país não tinha papel, os livros eram impressos no exterior, para baratear o processo. Com a criação do Ministério da Educação e Saúde em 1930, em 1938, foi criada a Comissão Nacional do Livro Didático e na década de 1940, tanto o ensino secundário quanto o universitário passaram por reformas, aumentando o número de estudantes e a circulação de livros didáticos. Pois bem, o tempo foi passando e da Cartilha Sodré do beabá, muitos sessentões de hoje em dia trilharam o Caminho Suave, a matemática do Ary Quintella, os livros de história de Koshiba, de português de Cochar e Cereja, enfim, a verdadeira educação. Mas e tudo tem um mas, veio a ditadura militar, o Usaid melou o MEC e a nossa educação foi pro lixo. Juntamente com a musica, a literatura, o teatro, o cinema, as artes de um modo geral, tupiniquim passaram por uma grande letargia. O Estado verde oliva priorizava com o falso milagre econômico (dos states & Cia) os livros de Educação Moral e Cívica e

quando se propunha no pós grilhão ditatorial nossa cultura respirar, veio o advento da informática, as EAD (Ensino a Distancia) que sejamos sinceros, não funciona a contento, e a geração nerd. Esta foi a mais grave, alunos que jogam games em casa e recebem via smartphone as provas para fazer in-family, vezes com aquela tia professora,  vai vendo o estado critico, formando sonâmbulos culturais, técnicos deficitários. Exatamente aquilo que o Estado como Leviatã deseja de seu povinho, independente de classe social, todos lumpens. Nos museus de nossa fértil imaginação embalada pela Professora Benedicta Stahl Sodré, aquela da cartilha que chegou a vender mais de 6 milhões de exemplares em suas 273 edições e marcou uma geração; que , os passos firmes de hoje ter a solidez do Caminho Suave da Branca Alves de Lima, que contribuiu para a alfabetização de mais de 40 milhões de brasileiros, concluímos nada ter a comemorar hoje, no Dia do Livro Didático. Basta um control C e outro V e pronto, tá lá sua didática do capeta, que vai lhe assegurar um diploma na parede e nada mais, Égua!




fonte: Da Redação



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados