Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Homilias do Papa Francisco
Data:17/02/2018 - Hora:08h18
Homilias do Papa Francisco

O Papa presidiu na última quarta feira à celebração das Cinzas, que marca o início da Quaresma, alertando para as “tentações” da “desconfiança, apatia e resignação” na Igreja e na sociedade. “Se o fruto da fé é a caridade – como gostava de repetir Santa Teresa de Calcutá –, o fruto da desconfiança é a apatia e a resignação. Desconfiança, apatia e resignação: os demônios que cauterizam e paralisam a alma do povo crente”, advertiu, na homilia da Missa que decorreu na Basílica de Santa Sabina, em Roma. “E é triste constatar, nas vicissitudes diárias, como se levantam vozes que, aproveitando-se da amargura e da incerteza, nada mais sabem semear senão desconfiança,” observou ainda.

Cumprindo a tradição, antes de chegar a esta igreja, o Papa percorreu as ruas do Bairro do Aventino, desde a Basílica de Santo Anselmo, numa procissão penitencial. “O tempo de Quaresma é propício para corrigir os acordes dissonantes da nossa vida cristã e acolher a notícia sempre nova, feliz e esperançosa da Páscoa do Senhor. Na sua sabedoria materna, a Igreja propõe-nos prestar especial atenção a tudo o que possa arrefecer e enferrujar o nosso coração crente”, observou Francisco, ao assinalar o início do período de 40 dias que servem de preparação para a Páscoa, nas comunidades católicas.

A intervenção do pontífice teve a forma de discurso direto, centrada em três palavras-imperativas, dirigido a cada católico: “Para, olha e regressa”. “Deixa esta agitação e este correr sem sentido que enche a alma de amargura, sentindo que nunca se chega a parte alguma. Para, deixa esta obrigação de viver de forma acelerada, que dispersa, divide e acaba por destruir o tempo da família, o tempo da amizade, o tempo dos filhos, o tempo dos avós, o tempo da gratuidade… o tempo de Deus”, apelou.

Francisco sublinhou o valor do recolhimento, do respeito, da gratidão e do silêncio, perante o “o vazio daquilo que é instantâneo, momentâneo e efêmero” em que vivem muitas pessoas.

O Papa elogiou depois os que trabalham em favor dos outros, as famílias que são “escola de amor”, a sabedoria dos idosos e o valor dos doentes. “O valor de cada pessoa não pode jamais reduzir-se a uma questão de cálculo ou de utilidade”, advertiu.

A homilia convidou a “vencer os demônios da desconfiança, da apatia e da resignação”, com a esperança da fé em Jesus Cristo, recordando “aqueles que se sentem crucificados, que experimentam na sua vida o peso dos fracassos, dos desenganos e das desilusões”.

“Este é o tempo para se deixar tocar o coração… Permanecer no caminho do mal é fonte apenas de ilusão e tristeza. A verdadeira vida é outra coisa muito diferente, e bem o sabe o nosso coração”, sustentou Francisco. Após a homilia, o Papa foi o primeiro a receber a imposição das cinzas, das mãos do cardeal-diácono titular de Santa Sabina, D. Jozef Tomko. A Quaresma, iniciada com a celebração de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

***___Basílica de Santa Sabina, 14 de fevereiro de 2018.




fonte: Basílica de Santa Sabina



JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Para quem gosta de objetos de decoração e utilidades, daqueles do dia a dia, até os mais requintados, agora conta com a Casa Marquesa, especializada em presentes para as mais variadas ocasiões. A empresária Beatriz Tavares investiu num espaço requintado e aconchegante para oferecer o que tem de melhor, com  muito bom gosto. Vale conferir. Sucessos Bia. Cáceres agradece Felicitamos neste dia a linda morena Bárbara Victória Filiagi Assunção que celebra mais uma primavera e recebe o carinho especial das irmãs Kássia e Raquel, do pai do coração Gaúcho e rol de amigos. Sucessos, saúde, amor e alegrias nesse novo ano é o que a família do JCC deseja. Feliz Niver!!! Brindamos hoje mais um aniversário da finess Lucia Oliveira. Que Deus em sua infinita bondade lhe presenteie com um ano pleno de realizações e felicidades.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados