Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Energisa Mato Grosso alerta sobre segurança com energia elétrica durante Carnaval
Data:10/02/2018 - Hora:08h59
Energisa Mato Grosso alerta sobre segurança com energia elétrica durante Carnaval
Divulgação

Vai curtir o carnaval? Lembre-se de curtir com segurança. Pensando nisso, a Energisa orienta os organizadores dos eventos como desfile de blocos, bailes, shows ou desfiles ou escolas de samba, sobre os cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica.

 "É preciso tomar muito cuidado ao instalar as arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval, em especial na hora de manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos próximos das redes de energia. Também deve-se observar se a arquibancada foi colocada muito próxima à rede elétrica, pois em um momento de descontração, o folião com bandeira, mastro ou outro objeto pode encostá-lo sem percebe. Todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança”, explica Heitor Galdino, engenheiro de Segurança da Energisa Mato Grosso.

Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, o risco é grande e qualquer descuido pode ser fatal. "Os fios se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Mas no carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte num grave acidente", orienta.

Quem desfilar nos carros alegóricos, nos carnavais de rua, deve ficar atento com a distância segura da rede elétrica. "A preocupação nestes casos também é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas até o local do desfile. Para a segurança, os carros alegóricos devem ter no máximo 4,4 metros de altura. Ao ultrapassar esse limite de segurança o folião corre o risco de tocar a rede de energia elétrica, provocar acidente e até a morte. Muitas vezes, encontramos pessoas em cima do carro, com um pedaço de madeira, tentando afastar os cabos para o veículo passar, isso é muito arriscado", afirma o engenheiro de segurança.

O folião deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo às redes elétricas, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios. É preciso ainda muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.

A Energisa Mato Grosso separou dez dicas de cuidados com a energia elétrica:

1. Certifique-se de que a rede elétrica se encontra a uma distância segura de estruturas, carros alegóricos ou trios elétricos.

2. Nunca faça ligações diretas e verifique as condições de fiação do local.

3. Não sobrecarregue a carga do local com equipamentos de som e de luz. O sistema está dimensionado para a carga que foi informada. Nunca instale aparelhos de som ou refrigeração com a carga diferente da informada.

4. Tome cuidado com o estado dos fios de equipamentos. Não utilize fios danificados e só faça reparos com fita isolante.

5. Cuidado na hora de enfeitar o local. Não suba na cobertura de arquibancadas, marquises ou arvores próximas da rede elétrica.

6. Nunca lance jatos de água ou espuma, nem serpentinas metálicas ou de papel na direção da fiação.

7. Mantenha especial atenção com crianças. Cuide para que elas não estejam fazendo nenhuma ação que possa trazer risco de choque e para que elas não se percam.

8. Não solte fogos de artifício em direção ou próximo à rede elétrica. Isso porque pode romper fios e cabos e causar graves acidentes.

9. Cuide também da sua Energia. Use roupas leves, beba bastante água e tome cuidado com o excesso de álcool.

10. Em caso de acidentes com postes não se aproxime de cabos rompidos e das partes metálicas dos veículos.

Caso precise de atendimento, entre em contato com a Energisa Mato Grosso pelos canais de atendimento da distribuidora: Call Center (0800 64 64 196), aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br e redes sociais – Facebook e Twitter.




fonte: Assessoria



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados