Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Casos de HIV aumentaram 255% nos últimos cinco anos
Data:09/02/2018 - Hora:07h08
Casos de HIV aumentaram  255% nos últimos cinco anos
JCC/Arquivo

Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que o número de casos de HIV em adultos aumentou 255% nos últimos cinco anos, em Mato Grosso. Entre 2012 e 2017, subiu de 180 para 640 notificações. Diante do cenário, as autoridades públicas ligadas à Saúde reforçam, nesta semana que antecede o Carnaval, a importância da prevenção das infecções ou doenças sexualmente transmissíveis (ISTs) e do HIV/AIDS.

Conforme a Secretaria de Saúde, a detecção e tratamento precoce com antirretrovirais (TARV) retardaram a evolução do HIV para AIDS. No Estado, em 2016 foram notificados 378 casos da doença e a maior incidência de casos de tem sido verificada na população jovem. No país, foram identificados 882.810 casos de AIDS de 1980 a junho de 2017. Nacionalmente, os números representam uma média anual de 40 mil novos casos nos últimos cinco anos.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Moraes, explica que durante o Carnaval, ou em qualquer ocasião, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina), em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais), é o método mais eficaz para evitar a transmissão de doenças. “Serve também para evitar gravidez e está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde”.

As ISTs ou DSTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Dentre elas destacam-se: HIV/AIDS, sífilis, hepatites virais, HPV, herpes genital, clamídia e gonorréia.

Quem tem relação sexual desprotegido pode contrair uma dessas infecções, não importando a idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. Moraes frisa ainda que pessoa pode estar aparentemente saudável, não ter conhecimento da infecção e continuar transmitindo as infecções e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. Em Mato Grosso, nos últimos dois anos, foram notificados 1.733 casos de Sífilis em adultos, 1.356 casos em gestantes e 921 casos de Sífilis congênita.




fonte: SES com Redação



AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
vende
Vende-se
High Society
Um click especial ao príncipe  Miguel que veio ao mundo para aumentar a felicidade da mamãe Cinthia Moreira Assunção, que está curtindo cada segundo a presença do seu pequeno.  Que Papai do céu derrame muitas bênçãos  de saúde sobre sua vida. Seja bem vindo Miguel! Fazer aniversário é celebrar a vida. E quem amanheceu festejando mais um ano foi o amigo Moisés Bandeira a quem enviamos votos de paz, saúde e prosperidades. Que Deus te conceda uma vida repleta de vitórias e conquistas. Parabéns!!! Uma excelente sexta-feira a Ronilma da Cunha Martins que com seriedade realiza um ótimo trabalho o setor de Regulação da saúde do município. Que Deus continue abençoando você pela atenção e carinho que dispensa com as pessoas que precisam de atendimento.  Sucessos a toda equipe!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados