Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Vigilância desenvolve proposta pioneira no controle do aedes
Data:07/02/2018 - Hora:09h09
Vigilância desenvolve proposta pioneira no controle do aedes
Ilustrativa

A Coordenaria de Vigilância em Saúde, através do setor de fiscalização sanitária, vem desenvolvendo uma proposta pioneira de intervenção nas atividades consideradas de risco no controle e proliferação do mosquito transmissor da Dengue (Aedes aegypit).

O trabalho está sendo desenvolvido junto aos comerciantes e prestadores de serviços de pneumáticos, ferro-velho, cooperativa de catadores, oficinas, depósito de sucatas, garagens de veículos de grande porte e órgãos públicos. Segundo o Ministério da Saúde, esses estabelecimentos são considerados PE, Pontos Estratégicos, em razão da alta concentração de depósitos do tipo preferencial para a desova da fêmea do Aedes aegypti ou especialmente vulnerável a introdução do vetor.

A intervenção proposta tem como fundamento a necessidade de cumprir os dispositivos legais, definidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, (Lei 12.305 de 02/08/2010), especialmente no que dispõe sobre a logística reversa. E de modo suplementar a norma que disciplina o gerenciamento dos resíduos sólidos em Cáceres (Lei nº 2.367 de 20/05/2013). Além da legislação que prevê o Controle e Combate a Vetores da Dengue e Febre Amarela (Lei 2.207 de 10/12/2009), e o Código Sanitário Municipal (Lei Complementar nº 19 de 21/12/1995).

O trabalho teve início nos meses de outubro e novembro do ano passado, nesse período foram vistoriados e inspecionados 102 estabelecimentos, os quais foram avaliados segundo a relevância de riscos à saúde pública de acordo com as vulnerabilidades do negócio, definindo ao final os critérios para determinar as estratégias de intervenção.

Os resultados parciais indicam a possibilidade de reduzir em 50% (cinqüenta por cento) o número de estabelecimentos considerados PE - Pontos Estratégicos, o que significa dizer que nesses estabelecimentos é possível a mudança de atitude, instituindo métodos de controle participativos e cumprindo os dispositivos legais estabelecidos no ordenamento jurídico que normatiza as responsabilidades do comércio de combate à Dengue.

O trabalho será apresentado todos os envolvidos amanhã, (8), a partir das 18h30 nas dependências do auditório do Hospital Regional de Cáceres, onde são esperados todos os proprietários/responsáveis e colaboradores dos estabelecimentos considerados Pontos Estratégicos.




fonte: Assessoria



JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Brinde especial a nossa leitora assídua Cibeli Simões que festejou data nova no domingo e recebeu o carinho especial dos familiares, amigos e colegas da OAB. Que seus sonhos se tornem realidade e que esse ano seja repleto de alegrias, saúde, vitórias. Parabéns!!! No rol dos aniversariantes o competente delegado Alex Cuyabano a quem enviamos os votos de felicidades, rogando ao Criador infinitas bênçãos nesse novo ano de vida que se inicia. Muitas felicidades pra você Kelly Prado. Que todos os seus sonhos e metas sejam alcançados, sem esquecer do mais importante, que você seja muito, mas muito feliz.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados