Diretora administrativa: Rosane Michels
Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Viver para Servir
Data:07/02/2018 - Hora:08h39

Quando fui indicada e convidada por um amigo para integrar as fileiras do Rotary Club em Cáceres, fiquei deveras lisonjeada e não pensei duas vezes, aceitei de pronto, sobretudo, por conhecer na teoria a política social da entidade, criada em 1905, pelo norte americano Paul Percy Harris e mais três companheiros de Chicago. Claro, que a Associação Nacional de Rotary Club’s, mais tarde denominado Rotary International, só veio a acontecer cinco anos após, em 1910, na primeira convenção.

O mote deste artigo me veio quando já associada ao clube me incumbiram de gravar um clip concitando companheiros a ampliar o quadro local com a indicação de um (a) novo (a) membro. Lembrei quando há mais de um século Harrys e seus amigos recrutavam ,  pessoas que refletiam a sociedade predominantemente masculina da época, para a composição do quadro associativo dos Rotary Clubs. Naquela época, dois artigos distintos, dos estatutos de Rotary determinavam que somente seriam admissíveis em Rotary como sócios, pessoas de maior idade e do sexo masculino. Nós, mulheres, seriamos apenas identificadas como damas rotarianas e mesmo com as mutações pós revolução industrial, quando a mulher começou a romper as fronteiras do preconceito social, se emancipar e participar em quase todas as atividades sociais e nas mais variadas atividades profissionais, no Rotary elas continuavam barradas, discriminadas pelos estatutos e relegadas a um segundo plano. Mas não estou aqui pra lamurias e sim, para mostrar que nas entrelinhas, a mulher rompeu estas barreiras e o trampolim, foi em 1938, a criação da Associação de Senhoras de Rotarianos e 10 anos depois, a Casa da Amizade da Família dos Rotarianos do Rio de Janeiro, a primeira do tipo no Brasil. O sucesso dos empreendimentos levou em 1972, alguns clubes solicitar permissão para admiti-las no Rotary e em 1977 o Rotary Club de Duarte, na Califórnia, EUA, admitiu mulheres em seu quadro social violando os Estatutos do RI e os Estatutos Prescritos para os Rotary Clubs, o que lhe custou a desativação, processo no Tribunal de Justiça da Califórnia e só em maio de 1987, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que Rotary Clubs não podiam impedir a admissão de mulheres em seu quadro social. O adendo um tanto prolongado, foi só pra explicar que a persistência vence e que independente de homens e ou mulheres, o importante é a pessoa, ser gente, participar, integrar, viver em solidariedade. Foi comungando os lemas Dar de Si Antes de Pensar em Si, e Mais se Beneficia Quem Melhor Serve, oficiais do clube da roda denteada, que me decidi em aceitar a indicação-convite e tornar-me uma rotariana. Acima de tudo, sou Cristã e o único mandamento, “amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo,” referendam a filosofia de serviços que nós, do Rotary Club nos dispomos a praticar no cotidiano. ***___Rosane Michelis, jornalista, geógrafa, pós em turismo. 




fonte: Rosane Michelis



AREEIRA JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Flores multicoloridas a querida Lourdes Costa Marques que celebra neste dia data novo. Que nosso Criador lhe abençoe com um novo ano repleto de saúde e felicidades. Parabéns! Também trocando de idade hoje a charmosa Aline França, que na oportunidade recebe os abraços dos familiares e amigos. Sucessos e muitos anos de vida. Brinde especial a Ana Lucia Mattiello Miranda que amanhã colhe mais uma rosa no jardim de sua existência. Aninha desejamos a você as melhores coisas,  que esse novo ciclo de vida seja repleto de conquistas e que seus sonhos se tornem realidade. Tim tim...
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados