Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Plano de enfrentamento lançado em Mato Grosso
Data:02/02/2018 - Hora:09h25
Plano de enfrentamento  lançado em Mato Grosso
Christiano Antonucci

Mato Grosso está entre os estados com mais casos de Hanseníases do Brasil. Como forma de melhorar essa triste estatística, o governo do Estado lançou na quarta-feira (31) um plano de enfrentamento à doença. Durante a cerimônia de lançamento do Plano, o governador Pedro Taques e o secretário de saúde, Luiz Soares, assinaram uma portaria com ações de combate a epidemia para serem executadas até o ano de 2020, com apoio técnico e financeiro aos municípios.

O Plano, um compromisso de campanha do governador, é essencial para o enfrentamento à doença e o combate ao preconceito. “Nós somos o estado campeão em Hanseníase e nosso trabalho, com a secretaria de Saúde em interlocução com os municípios, é articular políticas para sair dessa lista. Acredito muito na saúde preventiva, na atenção básica. Os agentes de saúde e de combate a endemias têm um papel fundamental no controle da doença. Daremos apoio aos municípios, para que possamos erradicá-la”, afirmou Taques.

Popularmente conhecida como Lepra, a Hanseníase é uma doença transmissível que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e pés. Causada pelo Bacilo de Hansen, a bactéria é transmitida pelo ar, por meio de espirros e tosse. Os principais sintomas são manchas brancas ou vermelhas na pele; perda de sensibilidade ao toque, calor e dor; dormência nos pés; caroços e inchaços no corpo; dor e sensação de choque e diminuição de pelos ou suor. 

O período de incubação da doença é longo, varia de 2 a 5 anos e os primeiros sintomas podem aparecer somente após sete anos. Por muitas vezes ser uma doença silenciosa, a demora da descoberta pode trazer conseqüências drásticas aos pacientes.

O Cermac é hoje o principal Centro de Mato Grosso para atendimento de Hanseníase. Após serem diagnosticados com a doença em uma Unidade Básica de Saúde, os pacientes com algum tipo de agravo são encaminhados ao Centro para um acompanhamento especializado. O local, que hoje atende 80 pacientes mensais, conta com profissionais especializados como ortopedista para a realização de cirurgias, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.

O ‘Plano Estadual de Enfrentamento a Hanseníase’  foi lançado pelo governo de Mato Grosso no dia em que se celebrou a luta contra a doença no Brasil. Marcada pela cor roxa, a campanha nacional de 2018, que traz o tema “Todos Contra a Hanseníase”, tem como pilares a informação e o combate ao preconceito.

Um dos coordenadores da campanha no Estado, o médico Werley Perez, explica que apesar da doença ser transmitida pelas vias áreas pela respiração, por meio de gotículas de saliva, o contágio é feito de forma lenta. 




fonte: Secom com Redação



anuncie aqui rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados