Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Plano de enfrentamento lançado em Mato Grosso
Data:02/02/2018 - Hora:09h25
Plano de enfrentamento  lançado em Mato Grosso
Christiano Antonucci

Mato Grosso está entre os estados com mais casos de Hanseníases do Brasil. Como forma de melhorar essa triste estatística, o governo do Estado lançou na quarta-feira (31) um plano de enfrentamento à doença. Durante a cerimônia de lançamento do Plano, o governador Pedro Taques e o secretário de saúde, Luiz Soares, assinaram uma portaria com ações de combate a epidemia para serem executadas até o ano de 2020, com apoio técnico e financeiro aos municípios.

O Plano, um compromisso de campanha do governador, é essencial para o enfrentamento à doença e o combate ao preconceito. “Nós somos o estado campeão em Hanseníase e nosso trabalho, com a secretaria de Saúde em interlocução com os municípios, é articular políticas para sair dessa lista. Acredito muito na saúde preventiva, na atenção básica. Os agentes de saúde e de combate a endemias têm um papel fundamental no controle da doença. Daremos apoio aos municípios, para que possamos erradicá-la”, afirmou Taques.

Popularmente conhecida como Lepra, a Hanseníase é uma doença transmissível que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e pés. Causada pelo Bacilo de Hansen, a bactéria é transmitida pelo ar, por meio de espirros e tosse. Os principais sintomas são manchas brancas ou vermelhas na pele; perda de sensibilidade ao toque, calor e dor; dormência nos pés; caroços e inchaços no corpo; dor e sensação de choque e diminuição de pelos ou suor. 

O período de incubação da doença é longo, varia de 2 a 5 anos e os primeiros sintomas podem aparecer somente após sete anos. Por muitas vezes ser uma doença silenciosa, a demora da descoberta pode trazer conseqüências drásticas aos pacientes.

O Cermac é hoje o principal Centro de Mato Grosso para atendimento de Hanseníase. Após serem diagnosticados com a doença em uma Unidade Básica de Saúde, os pacientes com algum tipo de agravo são encaminhados ao Centro para um acompanhamento especializado. O local, que hoje atende 80 pacientes mensais, conta com profissionais especializados como ortopedista para a realização de cirurgias, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.

O ‘Plano Estadual de Enfrentamento a Hanseníase’  foi lançado pelo governo de Mato Grosso no dia em que se celebrou a luta contra a doença no Brasil. Marcada pela cor roxa, a campanha nacional de 2018, que traz o tema “Todos Contra a Hanseníase”, tem como pilares a informação e o combate ao preconceito.

Um dos coordenadores da campanha no Estado, o médico Werley Perez, explica que apesar da doença ser transmitida pelas vias áreas pela respiração, por meio de gotículas de saliva, o contágio é feito de forma lenta. 




fonte: Secom com Redação



JBA AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Abrimos a High Society de hoje parabenizando nosso leitor assíduo Washington Calado Barbosa, que nesta data comemora mais um ano de vida. Rotariano de alma e coração ele recebe neste dia os calorosos abraços da esposa e filhos, da família rotária e amigos. Que nunca lhe falte motivos para sorrir e que sua vida seja repleta de felicidade e sonhos realizados. Flores multicoloridas a encantadora Denise SantAnna de Carvalho que colhe mais uma rosa no jardim de sua existência. Pessoa maravilhosa e humana que merece nosso destaque e o nosso carinho. Parabéns a você, nesta data querida.... Felicitamos por mais um aniversário o empresário Adriano Faria, que ontem festejou data nova. Que sua luz nunca se apague e que possa iluminar todos a sua volta. Parabéns e muitos anos de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados