Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Unidade feminina deve ser a primeira a ter curso da Unemat
Data:31/1/2018 - Hora:08h31
Unidade feminina deve ser a  primeira a ter curso da Unemat
Assessoria OABMT

A Penitenciária Feminina Ana Mario do Couto pode ser o local do projeto piloto para implantação de cursos de nível superior ofertados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) a reeducandos. A unidade tem uma demanda de 15 detentas em Cuiabá e o projeto abrangerá mais mulheres em ao menos outras quatro cidades do Estado, interessadas em cursos de graduação.

As reeducandas devem ser contempladas com um convênio para o oferecimento de Licenciatura em Artes Visuais, já constante na grade de educação a distância da instituição de ensino.

    O alinhamento foi iniciado nesta sexta-feira (26), durante a terceira reunião realizada pelos integrantes da iniciativa de oferecer cursos de nível superior à população penitenciária de Mato Grosso, fomentada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) a partir da demanda apresentada pelos próprios reeducandos à entidade.

    Desta vez também participou do encontro a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), com a qual foi possível iniciar a conversa sobre a oferta de cursos de nível técnico presenciais na área de construção civil para a população carcerária, para os quais são necessárias a elaboração do projeto e a viabilização de recursos. Além disso, cursos de capacitação de curta duração também estão programados para serem levados aos presos com recursos federais destinados à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

    “Foi debatido com todas as entidades presentes que serão ofertados ao Sistema Prisional cursos de capacitação, de curta duração, e a graduação, em parceria com a Unemat, ofertada para os detentos. A Secitec entra na parte profissionalizante, para capacitar o reeducando para o mercado de trabalho. Nos cursos técnicos de nível médio a serem ofertados pela Secitec, as aulas serão presenciais”, relatou o superintendente de Ensino Profissionalizante Superior da Secitec, Joaci Silva.

    A viabilidade de oferta das vagas para o curso de Artes Visuais foi esclarecida, ponto a ponto, pela Unemat. A diretora de Gestão de Educação a Distância da instituição, Nilce da Silva, informou que, depois de elaborado o projeto, será necessário se inscrever junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para pleitear recursos pelo convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Porém, quanto à definição de realizar, não há mais dúvida.

    “A decisão política está tomada. Vamos fazer. Agora é alinhar as providências”, assegurou a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Maquêa. Pela universidade, ainda é possível serem ofertados, de acordo com a solicitação dos reeducandos, os cursos de Bacharelado em Turismo e Sistemas de Informação, na modalidade a distância.

    “A OAB tem essa pareceria já há longos anos com a Unemat e entende que será muito positiva para os recuperando, as famílias deles e para a sociedade essa proposta. Porque uma das funções sociais das unidades prisionais é resgatar, e o cidadão paga essa conta. Se tivermos os reeducandos inseridos no trabalho, com capacitação, quando ele deixar o presídio, não vai cometer crime, estará prestando serviço à sociedade”, comentou o vice-presidente da OAB-MT, Flávio Ferreira, responsável por conduzir o encontro.

  Dentro de três semanas, o grupo, ainda formado pelo Poder Judiciário, a Fundação Nova Chance, o Ministério Público Estadual e a Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), deve ter nova reunião com o resultado dos encaminhamentos.    




fonte: Assessoria OABMT



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Hoje nossas homenagens a aniversariante do dia Ronilma da Cunha Martins, que  celebra data nova. Querida amiga e irmã do coração, que Deus em sua infinita bondade lhe conceda um ano pleno de alegrias, saúde, amor e que seus sonhos se realizem. Receba nosso carinho hoje e sempre. Feliz Niver!!! Aplausos ao chefe da 4ª Ciretran de Cáceres, Marcos Eduardo Ribeiro, que esta semana foi homenageado pela Câmara Municipal, pelos relevantes trabalhos realizados juntamente com sua equipe. Merecendo destaque a campanha Maio Amarelo com a 1ª  Corrida e Passeio Ciclístico que arrecadou cerca de 2,5 toneladas de alimentos que foram doados a instituições filantrópicas da cidade, além de palestras educativas realizadas em empresas e escolas públicas e privadas. Bênçãos infinitas ao garotão Antônio Muniz (na foto ao lado da mãe Ariane Silva),   que recebeu o Sacramento da Crisma,  que completa o batismo e pelo qual recebe o dom do Espírito Santo, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma. Que você Antônio esteja sempre no caminho do bem protegido pela unção do Espírito Santo com Deus sempre em teu coração.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados