Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Macaco é encontrado morto em fazenda de Araputanga
Data:27/1/2018 - Hora:13h04

A morte de um macaco, ocorrida supostamente durante a madrugada do dia 15 de janeiro/18, próximo a uma residência localizada  em fazenda, a dez quilômetros da cidade de Araputanga, às margens da MT-175 colocou as autoridades da Vigilância em alerta. A causa mortis do primata, não foi investigada laboratorialmente, porém, encarregados da Vigilância descartam que a morte do animal tenha ocorrido por febre amarela.

SEM COLETA DE MATERIAL

A reportagem da Folha apurou que, após a morte do animal, a Vigilância municipal foi comunicada do ocorrido na fazenda, porém, representantes do Órgão só chegaram ao endereço, onde o macaco estava morto, no dia 17 de janeiro (pelo menos dois dias após a morte); contudo, antes da Vigilância Municipal,  um veterinário do Indea já havia sido acionado e, comparecido ao local, dia 16 de janeiro. O estado de decomposição do animal impediu a coleta de material para exames, que pudessem buscar a causa mortis, em laboratório.

BOATOS

Relatos que circulam entre populares revelam que, além da morte do primata em Araputanga, também já teria ocorrido outras mortes de primatas, de causa não identificada, em pelo menos outros dois municípios da região, tal boato não pôde ser confirmado pela reportagem.

VACINAÇÃO

A fazenda onde o fato ocorreu, possui catorze residentes e vinte trabalhadores. Como medida de prevenção dezesseis pessoas receberam dose da vacina anti-amarílica.

TRANQUILIDADE

Mato Grosso está entre os estados onde a vacinação contra febre amarela ocorre de forma rotineira, portanto em Araputanga, além da disponibilidade da vacina, a população tem cobertura vacinal em percentuais elevado e, não existe preocupação de disseminação da doença.

NO ESTADO DE SÃO PAULO

A morte de macacos silvestres, vítimas de febre amarela, é a principal causa que leva milhares de pessoas a passar horas na fila dos Postos de Saúde, nos principais centros urbanos brasileiros. Em São Paulo, território onde a vacinação contra a doença não é de rotina, dados oficiais informam que nos 12 meses de 2017, oitenta e uma pessoas foram à óbito, vítima da febre amarela.




fonte: Folha de Araputanga



JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Hoje nossas homenagens a aniversariante do dia Ronilma da Cunha Martins, que  celebra data nova. Querida amiga e irmã do coração, que Deus em sua infinita bondade lhe conceda um ano pleno de alegrias, saúde, amor e que seus sonhos se realizem. Receba nosso carinho hoje e sempre. Feliz Niver!!! Aplausos ao chefe da 4ª Ciretran de Cáceres, Marcos Eduardo Ribeiro, que esta semana foi homenageado pela Câmara Municipal, pelos relevantes trabalhos realizados juntamente com sua equipe. Merecendo destaque a campanha Maio Amarelo com a 1ª  Corrida e Passeio Ciclístico que arrecadou cerca de 2,5 toneladas de alimentos que foram doados a instituições filantrópicas da cidade, além de palestras educativas realizadas em empresas e escolas públicas e privadas. Bênçãos infinitas ao garotão Antônio Muniz (na foto ao lado da mãe Ariane Silva),   que recebeu o Sacramento da Crisma,  que completa o batismo e pelo qual recebe o dom do Espírito Santo, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma. Que você Antônio esteja sempre no caminho do bem protegido pela unção do Espírito Santo com Deus sempre em teu coração.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados