Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Macaco é encontrado morto em fazenda de Araputanga
Data:27/1/2018 - Hora:13h04

A morte de um macaco, ocorrida supostamente durante a madrugada do dia 15 de janeiro/18, próximo a uma residência localizada  em fazenda, a dez quilômetros da cidade de Araputanga, às margens da MT-175 colocou as autoridades da Vigilância em alerta. A causa mortis do primata, não foi investigada laboratorialmente, porém, encarregados da Vigilância descartam que a morte do animal tenha ocorrido por febre amarela.

SEM COLETA DE MATERIAL

A reportagem da Folha apurou que, após a morte do animal, a Vigilância municipal foi comunicada do ocorrido na fazenda, porém, representantes do Órgão só chegaram ao endereço, onde o macaco estava morto, no dia 17 de janeiro (pelo menos dois dias após a morte); contudo, antes da Vigilância Municipal,  um veterinário do Indea já havia sido acionado e, comparecido ao local, dia 16 de janeiro. O estado de decomposição do animal impediu a coleta de material para exames, que pudessem buscar a causa mortis, em laboratório.

BOATOS

Relatos que circulam entre populares revelam que, além da morte do primata em Araputanga, também já teria ocorrido outras mortes de primatas, de causa não identificada, em pelo menos outros dois municípios da região, tal boato não pôde ser confirmado pela reportagem.

VACINAÇÃO

A fazenda onde o fato ocorreu, possui catorze residentes e vinte trabalhadores. Como medida de prevenção dezesseis pessoas receberam dose da vacina anti-amarílica.

TRANQUILIDADE

Mato Grosso está entre os estados onde a vacinação contra febre amarela ocorre de forma rotineira, portanto em Araputanga, além da disponibilidade da vacina, a população tem cobertura vacinal em percentuais elevado e, não existe preocupação de disseminação da doença.

NO ESTADO DE SÃO PAULO

A morte de macacos silvestres, vítimas de febre amarela, é a principal causa que leva milhares de pessoas a passar horas na fila dos Postos de Saúde, nos principais centros urbanos brasileiros. Em São Paulo, território onde a vacinação contra a doença não é de rotina, dados oficiais informam que nos 12 meses de 2017, oitenta e uma pessoas foram à óbito, vítima da febre amarela.




fonte: Folha de Araputanga



JBA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados