Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Bons ventos para 2018
Data:27/1/2018 - Hora:12h58

Muito se fala ultimamente sobre a retomada do crescimento na economia brasileira e, principalmente, quando irá ocorrer. Para alguns, já atingimos o “fundo do poço” e para outros “o buraco é mais embaixo”. O fato é que se adotarmos uma visão realista do atual cenário econômico, podemos sim, dizer que existem alguns sinais animadores.

Para entendermos um pouco mais como sair da crise, é de extrema importância considerar alguns fatores que nos levaram a ela. Um dos principais fatores para o denso enfraquecimento de nossa economia nos últimos anos foi a falta de confiança no mercado. Não, obviamente não acredito na infeliz máxima “não fale em crise, apenas trabalhe” e, acredito menos ainda que apenas a confiança seria capaz de tirar-nos da lama em que fomos colocados forçadamente. Mas a falta dela – confiança – fez com que grandes projetos de investimento e expansão fossem colocados na prateleira sem data de serem revistos. Outro fator impulsionador da recessão é a incompetência em gestão de impostos (abusando da inocência cabida) e a falta de controle de juros, os quais se encontraram em um patamar que não se via há muito tempo no país.

Deixando a visão política de lado e analisando a saída de Dilma Rousseff, esta representou mercadologicamente uma grande possibilidade de virada de jogo para a economia brasileira. Antes de levantar bandeiras, releia o início do parágrafo: Deixando a visão política de lado. Por que representou esta grande possibilidade? Lideranças desacreditadas não conseguem alianças, parcerias e, muito menos, saídas consistentes em momentos desafiadores. Seja esta liderança a presidência ou o comitê de síndicos do seu condomínio. Funciona assim. No trust, no business.

Enfim, no momento de saída de Dilma, uma das engrenagens que estava emperrada voltou a funcionar. A confiança – leia-se fé - dos empresários e investidores do mundo inteiro foi renovada. Entre erros e acertos do governo sobrevivente – mais erros que acertos, a economia tem iniciado sua recuperação. Isto porque o que move a economia de qualquer país é a movimentação de seus adimplentes de impostos e empresários na busca por novos negócios. Compra, venda, etc. É aí que está o grande problema do país. Não há potência que sobreviva a maus tratos e incompetências datadas de mais de 500 anos. A impressão que temos é que o “contra a maré” é algo permanente. Estamos sempre remando contra o vento.

O empreendedorismo no novo cenário econômico.

Claro que a reorganização de um país não é do dia para noite, ainda mais mediante erros grotescos, retardadores e respectivos dos governos, mas de acordo com organizações internacionais como o FMI já podemos esperar o crescimento da economia brasileira no decorrer deste ano, mesmo que tímido.

Nos três últimos anos, a situação econômica do Brasil se tornou extremamente frustrante para empreendedores, principalmente e, especialmente, os iniciantes. Muitas empresas abaixaram suas portas. Não se engane com dados mercadológicos. É muito mais fácil abrir uma empresa do que encerrá-la em nosso país, por isso tais dados são sempre inexatos.

Mas há, sim bons ventos chegando. Isto se vê no dia a dia. Não os teóricos. Estes copiam falas e resmungos sem a mínima importância. Mas os brasileiros. Aqueles que acordam às 5h e dependem de apenas de si, conseguem, sim, sentir novos ares. Novas oportunidades. Não há outra opção. Há de se ter e faremos com que tenha.

Minha área principal de atuação é o ramo de franquias e também há dados positivos no setor. Afinal, na instabilidade financeira, as pessoas buscam investimentos mais seguros.

O período deixa vários aprendizados para o setor, um deles é a busca por avaliações equilibradas do momento econômico. Ou seja, trocando em miúdos, a instabilidade obriga as redes já estabelecidas, e grandes em seus próprios pontos de vista, a criar. Foi preciso que muitos empresários descessem de seus pedestais e reavaliassem seu público alvo.

De qualquer forma, a visão do FMI é de grande valia. Qualquer resvalo de Sol no horizonte nublado faz diferença neste momento. É importante que todo e qualquer empreendedor (principalmente os de primeira viagem) fiquem atentos antes de iniciar suas operações. Ficar atento não é o mesmo que ter medo e recuar. Empreenda, caro amigo. Seja independente, mas o faça com segurança e inteligência. Fuja de modismos e negócios insustentáveis. E, principalmente, continue remando.

 

Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, aos 33 anos, o jovem estrategista possui mais de 500 franquias na conta.




fonte: Lucas Atanazio Vetorasso



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados