Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
TCC de acadêmico de medicina leva atendimento oftalmológico a crianças da rede municipal de ensino
Data:16/1/2018 - Hora:08h30
TCC de acadêmico de medicina  leva atendimento oftalmológico a crianças da rede municipal de ensino
JCC

  Oitenta e cinco crianças foram selecionados para  atendimento oftalmológico no sábado

A visão, essencial para o aprendizado, é responsável pela maior parte da informação sensorial que recebemos do meio externo. A integridade desse meio de percepção é indispensável para o ensino da criança. Com o ingresso na escola, passamos a desenvolver mais intensamente as atividades intelectuais e sociais, diretamente associadas às capacidades psicomotoras e visuais.

Nesse contexto o acadêmico do curso de medicina da Unemat Thiago Becker desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso  objetivando o levantamento da acuidade visual das crianças da rede municipal de Ensino.

Com o tema "Avaliação da Acuidade visual em escolares do ensino fundamental da rede municipal de Cáceres-MT", o acadêmico Thiago Becker buscou parcerias para o desenvolvimento do seu trabalho, visando além do levantamento das crianças com problemas, a consulta e o tratamento.

Sob a orientação da  Drª Heloisa Miura, o projeto iniciou no ano passado e passou por 14 escolas municipais, sendo examinadas 490 crianças do ensino fundamental, onde foram encaminhadas 85 crianças para exames e diagnóstico do problema.

Para o acadêmico, só foi possível a realização do projeto pela parceria da Unemat com o Centro Oftalmológico de Cáceres – COC e a Secretaria Municipal de Educação, bem como aprovação do conselho de ética da faculdade.

As 85 crianças selecionadas em triagem por profissionais nas escolas foram encaminhadas neste sábado, 13, até o COC para a consulta, com a equipe composta por Odenilson Silva, Heloísa Miura, Isabela Martins, Vitor Elias Rosetto e Thiago Becker.

O autor do projeto explicou a reportagem do Jornal Correio Cacerense a importância  do diagnóstico ainda na infância.

“O diagnóstico precoce além de aumentar  as chances do tratamento ser eficaz, a  saúde ocular é muito importante para o aprendizado” frisou.

Drª Heloísa Miura, orientadora do TCC, destaca que a Unemat como instituição de ensino tem também seu papel social, esse é sem dúvida um projeto inovador na cidade e está em sua primeira fase, mas existe a possibilidade de ampliação do mesmo.

Dr. Odenilson Silva, que firmou parcerias e trouxe para Cáceres o curso de residência médica na área de oftalmologia, destacou a importância do curso de medicina e da especialização para o município, que pode contar com médicos capacitados para dar assistência ocular para toda população. E com esse trabalho de pesquisa, poder proporcionar atendimento a comunidade carente e levantar dados que serão posteriormente apresentados aos gestores.

Ele aproveitou para agradecer as óticas, que estarão doando as armações e lentes para todas  as crianças que forem diagnosticadas com algum problema.

Para as mães Janaína Pesari Salvione e Janaina Fernanda Tavares, o projeto foi muito importante, pois as filhas Vitória Helen e Analy Vitória foram diagnosticadas com problemas de visão e estão tendo a oportunidade de ter um diagnostico precoce, uma vez que ambas não dispõem de condições nesse momento para pagar consulta. 

             Acadêmico Thiago Becker - Autor do projeto de pesquisa

 

                             Dr. Odenilson Silva em atendimento

 

                    Drª Heloisa Miura - Orientadora do projeto de pesquisa

                       Janaina Tavares e a filhaAnaly Vitória aguardando atendimento

 

Mãe Janaina P. Salvione não percebeu que a filha Vitória Helen pudesse ter problema de visão

 

 

 




fonte: Da Redação



anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Hoje nossas homenagens a aniversariante do dia Ronilma da Cunha Martins, que  celebra data nova. Querida amiga e irmã do coração, que Deus em sua infinita bondade lhe conceda um ano pleno de alegrias, saúde, amor e que seus sonhos se realizem. Receba nosso carinho hoje e sempre. Feliz Niver!!! Aplausos ao chefe da 4ª Ciretran de Cáceres, Marcos Eduardo Ribeiro, que esta semana foi homenageado pela Câmara Municipal, pelos relevantes trabalhos realizados juntamente com sua equipe. Merecendo destaque a campanha Maio Amarelo com a 1ª  Corrida e Passeio Ciclístico que arrecadou cerca de 2,5 toneladas de alimentos que foram doados a instituições filantrópicas da cidade, além de palestras educativas realizadas em empresas e escolas públicas e privadas. Bênçãos infinitas ao garotão Antônio Muniz (na foto ao lado da mãe Ariane Silva),   que recebeu o Sacramento da Crisma,  que completa o batismo e pelo qual recebe o dom do Espírito Santo, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma. Que você Antônio esteja sempre no caminho do bem protegido pela unção do Espírito Santo com Deus sempre em teu coração.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados