Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
TCC de acadêmico de medicina leva atendimento oftalmológico a crianças da rede municipal de ensino
Data:16/1/2018 - Hora:08h30
TCC de acadêmico de medicina  leva atendimento oftalmológico a crianças da rede municipal de ensino
JCC

  Oitenta e cinco crianças foram selecionados para  atendimento oftalmológico no sábado

A visão, essencial para o aprendizado, é responsável pela maior parte da informação sensorial que recebemos do meio externo. A integridade desse meio de percepção é indispensável para o ensino da criança. Com o ingresso na escola, passamos a desenvolver mais intensamente as atividades intelectuais e sociais, diretamente associadas às capacidades psicomotoras e visuais.

Nesse contexto o acadêmico do curso de medicina da Unemat Thiago Becker desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso  objetivando o levantamento da acuidade visual das crianças da rede municipal de Ensino.

Com o tema "Avaliação da Acuidade visual em escolares do ensino fundamental da rede municipal de Cáceres-MT", o acadêmico Thiago Becker buscou parcerias para o desenvolvimento do seu trabalho, visando além do levantamento das crianças com problemas, a consulta e o tratamento.

Sob a orientação da  Drª Heloisa Miura, o projeto iniciou no ano passado e passou por 14 escolas municipais, sendo examinadas 490 crianças do ensino fundamental, onde foram encaminhadas 85 crianças para exames e diagnóstico do problema.

Para o acadêmico, só foi possível a realização do projeto pela parceria da Unemat com o Centro Oftalmológico de Cáceres – COC e a Secretaria Municipal de Educação, bem como aprovação do conselho de ética da faculdade.

As 85 crianças selecionadas em triagem por profissionais nas escolas foram encaminhadas neste sábado, 13, até o COC para a consulta, com a equipe composta por Odenilson Silva, Heloísa Miura, Isabela Martins, Vitor Elias Rosetto e Thiago Becker.

O autor do projeto explicou a reportagem do Jornal Correio Cacerense a importância  do diagnóstico ainda na infância.

“O diagnóstico precoce além de aumentar  as chances do tratamento ser eficaz, a  saúde ocular é muito importante para o aprendizado” frisou.

Drª Heloísa Miura, orientadora do TCC, destaca que a Unemat como instituição de ensino tem também seu papel social, esse é sem dúvida um projeto inovador na cidade e está em sua primeira fase, mas existe a possibilidade de ampliação do mesmo.

Dr. Odenilson Silva, que firmou parcerias e trouxe para Cáceres o curso de residência médica na área de oftalmologia, destacou a importância do curso de medicina e da especialização para o município, que pode contar com médicos capacitados para dar assistência ocular para toda população. E com esse trabalho de pesquisa, poder proporcionar atendimento a comunidade carente e levantar dados que serão posteriormente apresentados aos gestores.

Ele aproveitou para agradecer as óticas, que estarão doando as armações e lentes para todas  as crianças que forem diagnosticadas com algum problema.

Para as mães Janaína Pesari Salvione e Janaina Fernanda Tavares, o projeto foi muito importante, pois as filhas Vitória Helen e Analy Vitória foram diagnosticadas com problemas de visão e estão tendo a oportunidade de ter um diagnostico precoce, uma vez que ambas não dispõem de condições nesse momento para pagar consulta. 

             Acadêmico Thiago Becker - Autor do projeto de pesquisa

 

                             Dr. Odenilson Silva em atendimento

 

                    Drª Heloisa Miura - Orientadora do projeto de pesquisa

                       Janaina Tavares e a filhaAnaly Vitória aguardando atendimento

 

Mãe Janaina P. Salvione não percebeu que a filha Vitória Helen pudesse ter problema de visão

 

 

 




fonte: Da Redação



AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Celebrando Bodas de Cristal o casal Lucio Lindote e Hellen Ferrareto a quem enviamos votos de felicidades por 15 anos de união pautados no respeito e companheirismo. Que Deus abençoe com muitos mais anos juntos.   Ontem pela manhã tivemos o prazer em receber os alunos do 2º ano A e B da Escola Estadual São Luiz que vieram conhecer um pouco da história do Jornal Correio Cacerense bem como entender como é o funcionamento de um jornal impresso. A visita segundo a professora Silvania se deu pela necessidade de proporcionar aos alunos um aprendizado extra classe uma vez que o tema trabalhado é Notícias. Parabéns a professora e aos alunos.  Agradecemos a visita.  Festejou ontem data nova o companheiro de profissão Sinézio Nunes de  Alcântara. Nosso registro com votos de muita saúde e prosperidades. Feliz Niver!!!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados