Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Chuvas intensas destroem barragem da represa que abastece Mirassol D'Oeste
Data:13/1/2018 - Hora:08h40
Chuvas intensas destroem barragem da  represa que abastece Mirassol D'Oeste
Mirassol Urgente

O rompimento da barragem da represa de captação de água do Córrego Carnaíba, área de propriedade do Grupo Cooperb, localizada próxima à antiga escola Técnica Rural, ocorrida na madrugada do dia 09 de janeiro, pode comprometer o abastecimento de água este ano em Mirassol D’Oeste.

Em visita “in loco”, o prefeito Euclides Paixão, acompanhados do vice-Prefeito, Fransuelo Ferrai, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Gessimar Charles, do Diretor do Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto (Saemi), Valter César Coutinho, da Sanitarista do Saemi, Kerley Cristina Amaral Ferreira Pinhal, do desenhista da Prefeitura Miguel Melo, da engenheira Civil Cryslaine Ferreira de Souza e do assistente técnico Adrialdo Santos, ambos da Defesa Civil, estiveram no local para verem a dimensão do problema.

Euclides Paixão disse que: “A situação é critica, mas já estamos trabalhando preventivamente pela manutenção, pois o rompimento da barragem que represava a água, praticamente esvaziou o local”.

O Prefeito disse que de inicio haverá uma mobilização de uma força-tarefa, para iniciar um paliativo, com medidas de contenção, antes que a situação se agrave. “Nossos engenheiros já estão verificando a melhor forma de contenção do rompimento da barragem, onde um plano emergencial será colocado em prática nos próximos dias.”

Após o relatório conclusivo dos danos causados, o prefeito Euclides Paixão deverá decretar situação de emergência, para poder fazer o enfrentamento da situação, levando em consideração que houve grandes estragos causados no local.

Euclides Paixão fez menção à Câmara de Vereadores, no sentido de propor uma lei, criando uma Coordenadoria de desastres ambientais e outras atribuições, que mapeia áreas de risco de desastres, pois segundo ele, hoje só existe uma Comissão, que foi constituída em 2003, regulamentada por uma portaria de 2017, que de acordo com a Lei n. 12.608, não tem mais validade, nas atribuições correlatas.

O assistente técnico da Defesa Civil do Estado do Mato Grosso, Adrialdo Santos, explica que após receber o relatório, irá levantar junto ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e a Agência Nacional de Águas (ANA), o volume de chuvas que caíram na cidade, naquela data, e outros dados coletados por eles durante a visita, onde eles eles irão concluir o relatório final, no máximo em 15 dias, encaminhando para Brasília, para as deliberações emergenciais no município.

Segundo os representantes da Defesa Civil, foram constatadas outras infiltrações, além de vazamento pela adutora, podendo agravar a situação.

O engenheiro da Prefeitura, Cleyton Bessa, em valores aproximados, usando como base 30 metros de largura, 25 metros de comprimento e 6 metros de fundura, o que daria 6.250 m³ cúbicos, isso daria cerca de 500 caminhões de aterro para a contenção da água na represa.

O Diretor César da Saemi ressaltou em sua fala que a priori não haverá interrupção no abastecimento de água, podendo sim, a partir de maio/junho, quando começar o período da estiagem, houver severos racionamentos.




fonte: Mirassol Urgente



anuncie anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Parabenizamos o pequeno Samuel Maciel, que ontem festejou seu primeiro aniversário envolto ao carinho dos papais Wellyngton Maciel e Darlene Floriano e da vovó Isabel. Desejamos que continue crescendo forte e saudável, e que a felicidade se multiplique por muitos anos. Feliz Niver!!! Em contagem regressiva para a chegada do primeiro baby o casal Vander Sousa e Janaína Sedlacek que não se cabem de felicidade e ansiedade para o dia tão esperado. Estamos na expectativa também já desejando um bom parto a futura mamãe. Abraço especial a supervisora pedagógica do Colégio Salesiano Santa Maria, Fabíola Campos Lucas, que desenvolve um trabalho digno de registro. Educadora nota mil que merece nosso respeito.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados