Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Músico cacerense é reconhecido como mestre pelo Prêmio Culturas Populares
Data:09/1/2018 - Hora:08h36
Músico cacerense é reconhecido como  mestre pelo Prêmio Culturas Populares
Divulgação

O cacerense Milton Pereira Pinho, compositor, músico e pesquisador, conhecido no meio artístico como Guapo foi reconhecido como Mestre, pelo Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura.

O Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura, que consagrou Guapo como mestre,  tem como  objetivo preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil, trata-se de reconhecimento da importância de nossas tradições e do que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões do país.

O concurso lançado em junho do ano passado registrou o maior número de inscritos, atingindo 2.862 participantes. Foram selecionados no total 600 candidatos que foram agraciados com R$ 10 mil cada. Do total de premiados, 258 são do Nordeste, 251 do Sudeste, 42 do Norte, 28 do Sul e 21 do Centro-Oeste.

História: Guapo que teve uma educação musical bem colocada pelo pai professor, matemático e físico, que considerava educar os ouvidos com todo tipo de música, para distinguir a qualidade é uma das expressões maiores da cultura mato-grossense.

A vivência no Pantanal com sua riqueza sonora, sons de pássaros e animais, juntamente com a vivência no meio popular, bailes, festa de santo e outros festejos populares, influenciaram-no decisivamente. De sua mãe, lavadeira ribeirinha, herdou e aprimorou o gosto popular: das lendas e mitos ribeirinhos. A mistura da influência paterna e materna, gerou o vivo interesse pela ciência e pela sensibilidade do conhecimento popular, que lhe suscitou o jeito autodidata de músico e pesquisador. Com 18 anos começou a tocar violão e nunca mais largou. Sempre gostou de pintura, literatura, cinema e poesia.

Milton Pereira de Pinho, Guapo, nascido em 1951, em Cáceres/MT. Descendente da velha estirpe mato-grossense desde 1725 quando Antonio de Pinho Azevedo, sertanista de Arouca – Lamego – Portugal, chegou em Cuiabá e casou com a cuiabana Doroteia dos Prazeres.

É filho de pai violeiro, tio cantor que se expressava em várias línguas: Português, Espanhol e Guarani. Sua avó paterna, Yolanda Widal de Pinho, era pianista, seu avô materno, Zacaria Pereira de Lima, era cururueiro (violeiro folclórico). (Colaborou Revista Biografia)

 



fonte: Da Redação



AREEIRA JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Felicitações a Sebastiana Pacheco, carinhosamente conhecida por Tiana. Ela que troca de idade hoje e recebe o carinho especial dos familiares e amigos. Que seu dia seja completo de paz, amor e felicidade. Não esqueça de sorrir, pois sua alegria é contagiante. Parabéns! Um final de semana iluminado as nossas leitoras assíduas Cibele Simões e Adriana Nascimento. Pessoas maravilhosas e profissionais nota 1000. Grande Abraço!  Sempre alegre e de bem com a vida, a nossa amiga de longas datas Ana Lúcia Matiello Miranda.   Um Bom Dia extensivo a sua linda família.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados