Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 24 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
PROCON orienta consumidores nas compras de Natal e Ano Novo
Data:21/12/2017 - Hora:08h47
PROCON orienta consumidores  nas compras de Natal e Ano Novo
JCC

As festas de final de ano se aproximam e, com isso, as compras dos alimentos para as ceias de Natal e Ano Novo. Para evitar contratempos, o PROCON Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), elaborou algumas dicas que devem ser observadas pelos consumidores.

A primeira delas é evitar deixar tudo para última hora, pois a pressa impossibilita uma boa pesquisa de preços e, com a proximidade das festas, os valores podem variar bastante. Antes de ir as compras, o ideal é que o consumidor planeje o cardápio da ceia, listando os alimentos, bebidas e ingredientes que pretende utilizar, até para evitar compras desnecessárias e por impulso.

Sempre que possível compare os preços dos produtos em panfletos, anúncios, encartes publicitários e na internet, pois as promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas. Por isso é importante guardar os folhetos que comprovam as ofertas.

Em relação às frutas, a dica é escolher as frescas de época, pois geralmente são mais baratas que as frutas secas. Também deve-se evitar comprar frutas e legumes com muita antecedência, pois esses produtos estragam facilmente. Na hora das compras, o consumidor deve observar a cor, textura, odor e condições de armazenamento: carnes, aves, peixes pré-embalados e congelados devem estar armazenados em balcões frigoríficos. Se houver qualquer sinal de alteração, não adquira a produto.

Ao optar por enlatados, observe sempre a embalagem e não compre produtos com embalagens estufadas, amassadas ou enferrujadas. Para frios, como presunto e mussarelas, serve como dica que esses produtos sejam pesados e etiquetados na hora do ato da compra.

Para as bebidas, a dica é não adquirir as que estiverem próximas a locais aquecidos ou expostos ao sol. No caso de vinhos e espumantes, observe se a rolha está em boas condições ou se há manchas no rótulo.

O consumidor também deve ficar atento às condições de higiene, armazenamento e conservação de alimentos e não se esquecer de verificar o prazo de validade. Além disso, as embalagens devem conter informações claras e em português sobre peso e medida. Os produtos industrializados devem apresentar o registro de inspeção no órgão competente.

No caso de promoções/liquidações, é preciso redobrar a atenção e conferir atentamente a data de validade, pois alguns estabelecimentos costumam fazer promoção de itens que estão próximos de vencer. Em Mato Grosso, legislação Estadual (Lei nº 10.231/2014) determina que o consumidor seja avisado (através de cartaz, por exemplo) sobre a proximidade de vencimento de alimentos comercializados mediante promoção, queima de estoque ou com descontos atrativos. A regra vale para produtos com menos de um mês de validade.




fonte: Assessoria



anuncie aqui anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Curtindo as belezas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra as amigas Marinalva Denipotte Manfrin e Fabíola Campos Lucas. Uma ótima estada no País vizinho. Votos de breve recuperação a amiga Suzy Kristina dos Santos, que sofreu uma torção no tornozelo e está de repouso impossibilitada de andar. Estamos na torcida pela seu reestabelecimento. Grande abraço. Nosso Destaque VIP para a competente equipe do Kaskata Flutuante que serve a melhor comida da cidade. Forte abraço a família Natal que está a frente de bem servir os cacerenses e visitantes. Pra hoje fica a dica de saborear aquele delicioso peixe a La Kaskata.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados