Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Unemat outorga título de doutor para bispo D. Pedro Casaldáliga
Data:13/12/2017 - Hora:09h54
Unemat outorga título de doutor  para bispo D. Pedro Casaldáliga
Misioneros Claretianos

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) concedeu seu primeiro título honorífico, o de Doutor Honoris Causa ao Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia Dom Pedro Casaldáliga, aprovado pelo Conselho Universitário da Instituição. A cerimônia de entrega do diploma de concessão do título ainda será agendada, mas a indicação é em reconhecimento à luta pela permanência do campus de Luciara no Araguaia, entre tantas lutas que o religioso travou para que a população mais pobre e os indígenas da região tivessem consciência de seus direitos e que lutassem por eles.

Pere Casaldáliga i Pla nasceu em Balsareny, província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928. Radicado no Brasil desde 1968, foi nomeado bispo prelado de São Felix do Araguaia pelo Papa Paulo VI e ordenado dois meses depois, no dia 23 de outubro de 1971. Em 1968, quando se mudou para o Brasil, tinha a incumbência de fundar uma missão claretiana em Mato Grosso. Em meio à ditadura militar, o então sacerdote encontrou no Araguaia uma região com alto grau de analfabetismo, marginalização social e concentração fundiária e, conseqüentemente, a ocorrência de inúmeros assassinatos.

Fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário, Dom Pedro ganhou notoriedade internacional ao denunciar atos de madeireiros, policiais e grandes proprietários rurais no regime militar contra posseiros, peões e povos indígenas. Por sua permanente luta e defesa dos mais vulneráveis, Dom Pedro foi ameaçado de morte por pelo menos seis vezes, sendo a última em 2012. 

Adepto da teologia da libertação e autor de inúmeros livros, Dom Pedro, beirando os 90 anos de idade, tem por lema “Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar.”

Com a saúde bastante debilitada, em função da doença de Parkinson, responsável pela sua renúncia à Prelazia em 2005, atualmente Dom Pedro Casaldáliga vive em São Félix do Araguaia, em companhia de freis agostinianos.  




fonte: Assessoria com Redação



AREEIRA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
High Society
Destaque especial desta quinta-feira a empresária Adriana Barbosa Barros, que inaugurou  mais uma panificadora Pão & Cia na city. A filial fica na Avenida Talhamares. Parabéns pelo mais novo empreendimento e por acreditar no potencial da Princesinha. Sucessos mil!!!  Felicidades a Amanda Lorrayne que apaga velinha envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Trocou de idade ontem Silvio Luiz Silva, que na oportunidade foi abraçado pelos familiares, amigos e companheiros do Rotary Club de Cáceres. Desejo que seu aniversário lhe traga uma felicidade imensa e que você possa realizar todos seus desejos nessa nova etapa de vida.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados