Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Centenas de peixes são encontrados mortos no Rio Guaporé em Vila Bela
Data:08/12/2017 - Hora:08h57
Centenas de peixes são encontrados mortos no Rio Guaporé em Vila Bela
Denildo da Silva Costa

Centenas de peixes foram encontrados mortos no Rio Guaporé, em Vila Bela da Santíssima Trindade e a preocupação é de que a água, que é consumida pelos moradores das comunidades localizadas nas proximidades do rio, esteja contaminada, já que muitos também têm a pesca como meio de sobrevivência.

As mortes foram constatadas in loco pelo professor Denildo da Silva Costa, que trabalha na rede pública daquele município e é especialista em ciências ambientais. Entre as espécies estão tucunarés, pintados e bagres. “Nossa preocupação é com as famílias ribeirinhas que se alimentam desses peixes e, se for algum tipo de contaminação da água vindo do garimpo da Serra da Borda ou de agrotóxicos de fazendas vizinhas, todos estão correndo risco”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Profeta da Cruz, uma análise primária foi feita pela secretaria e a suspeita de contaminação de água foi descartada. No entanto, outra análise mais específica deve ser feita pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O secretário explicou que os peixes podem ter morrido por causa de dejetos que caem no rio e entram em decomposição, prejudicando a oxigenação da água.

Segundo ele, a recuperação da mata ciliar impedirá que esse material orgânico desça pelo rio. O secretário informou que aguarda um projeto anunciado pelo governo do estado para a recuperação das margens de rios em todo o estado, incluindo o Rio Guaporé.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), por fazer parte da bacia Amazônica, o Rio Guaporé não faz parte do Pacto de Defesa das Cabeceiras do Pantanal, que seria o projeto responsável pela recuperação das matas ciliares.

Por cruzar a fronteira, a responsabilidade sobre o Guaporé da Agência Nacional de Águas. O presidente da Câmara de Vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade, Flávio Ferreira de Souza (PP), e outros três parlamentares encaminharam um ofício à Sema, no mês passado, pedindo que uma equipe técnica fosse até o local para averiguar o caso. “Vimos manifestar-lhe nossa extrema preocupação em relação ao abastecimento de água para a população e o prejuízo causado ao meio ambiente”, diz trecho do ofício.




fonte: V.B.N com Redação



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados