Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Cáceres e região registram 346 casos de soropositivos
Data:02/12/2017 - Hora:09h27
Cáceres e região registram 346 casos de soropositivos
JCC

Trinta anos depois da instituição do Dia Internacional da Luta contra a AIDS em uma Assembléia realizada na ONU em outubro de 1987, as campanhas preventivas contra as DST’s, mais propriamente o vírus HIV, continuam, com destaque ao dia D, 2 de dezembro, data afim, registrada no calendário. Como faz anualmente em Cáceres nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde aciona sua equipe no bunker central, realizando testes rápidos; atendimentos gerais, orientações, pedágios, entrega de folders e panfletos sobre a AIDS e similares, com apoio da Unemat.

O trabalho objetiva não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, (conscientização), mas também auxiliar no combate contra o preconceito que os soropositivos, portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.

Conforme Evanilda Costa do Nascimento Félix, coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) SAE ( Serviço de Atenção Especializada) até o meio dia de ontem, 19 pessoas tinham passado pelo teste rápido e outras 17 haviam deixado sua ficha para o período vespertino, no stand  montado da Avenida 7 de Setembro.

A equipe da saúde municipal, (Evanilda, a psicóloga Nathiene Silva Pinto e a enfermeira Elaine Alves Carvalho e uma nutricionista), esteve a postos durante toda a sexta feira, apoiada por voluntários com pedágio no cruzamento da avenida entregando folders etc. 

Conforme a psicóloga Nathiene, encontram-se registrados no CTA/SAE de Cáceres, 346 casos positivos de HIV, dos quais, 202 locais e 144 englobando a região, estimando-se em mais de 1.000 casos regionais, considerando-se a lógica de três por cada diagnosticado. 

A enfermeira Elaine Carvalho, ilustrou que a sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e que o vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. A única forma de se evitar o contágio, conclui, ainda é o uso do preservativo.




fonte: Da Reportagem Local



anuncie aqui anuncie JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
High Society
Endereçamos votos de felicidades a querida Maria Luzia que trocou de idade recebendo o carinho e abraços dos amigos e familiares. Que Papai do Céu lhe cubra com o manto da  saúde e amor. Está acontecendo no estacionamento do Juba Supermercados, sito a Rua Padre Cassemiro, a Feira do Livro Espírita realizada pelo Grupo Espírita Bezerra de Menezes. A feira que teve início ontem reúne inúmeras obras dos mais renomados autores espíritas. O evento  segue até sábado das 9h às 21h. Vale conferir. Flores multicoloridas a nossa querida assinante Alzira Lindote, Dona Giroca, que acompanha todas as manhãs nosso matutino. Obrigada pela leitura e por todos esses anos prestigiando o nosso jornal.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados