Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI
Cáceres e região registram 346 casos de soropositivos
Data:02/12/2017 - Hora:09h27
Cáceres e região registram 346 casos de soropositivos
JCC

Trinta anos depois da instituição do Dia Internacional da Luta contra a AIDS em uma Assembléia realizada na ONU em outubro de 1987, as campanhas preventivas contra as DST’s, mais propriamente o vírus HIV, continuam, com destaque ao dia D, 2 de dezembro, data afim, registrada no calendário. Como faz anualmente em Cáceres nesta data, a Secretaria Municipal de Saúde aciona sua equipe no bunker central, realizando testes rápidos; atendimentos gerais, orientações, pedágios, entrega de folders e panfletos sobre a AIDS e similares, com apoio da Unemat.

O trabalho objetiva não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, (conscientização), mas também auxiliar no combate contra o preconceito que os soropositivos, portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença.

Conforme Evanilda Costa do Nascimento Félix, coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) SAE ( Serviço de Atenção Especializada) até o meio dia de ontem, 19 pessoas tinham passado pelo teste rápido e outras 17 haviam deixado sua ficha para o período vespertino, no stand  montado da Avenida 7 de Setembro.

A equipe da saúde municipal, (Evanilda, a psicóloga Nathiene Silva Pinto e a enfermeira Elaine Alves Carvalho e uma nutricionista), esteve a postos durante toda a sexta feira, apoiada por voluntários com pedágio no cruzamento da avenida entregando folders etc. 

Conforme a psicóloga Nathiene, encontram-se registrados no CTA/SAE de Cáceres, 346 casos positivos de HIV, dos quais, 202 locais e 144 englobando a região, estimando-se em mais de 1.000 casos regionais, considerando-se a lógica de três por cada diagnosticado. 

A enfermeira Elaine Carvalho, ilustrou que a sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e que o vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano. A única forma de se evitar o contágio, conclui, ainda é o uso do preservativo.




fonte: Da Reportagem Local



anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Nossas felicitações ao educador físico Stevan S. Peres que nesta data comemora mais um ano de existência  e recebe o carinho especial dos familiares e amigos.  Feliz Aniversário com votos de felicidades, realizações, saúde e prosperidades. Que Deus em sua infinita bondade lhe reserve muitos anos de vida. Parabéns!!! Embelezando nossa High Society nesta quarta-feira, Danyelli Aniceto Silva a quem desejamos felicidades pela passagem de mais uma primavera. Felicidades hoje e sempre. Votos de breve recuperação a Erni Pinheiro Saravy, ele que no fim de semana  passou por procedimento cirúrgico. Estimamos sua melhora.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados