Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
STF vai julgar ação contra imunidade de Gilmar Fabris
Data:02/12/2017 - Hora:09h11
STF vai julgar ação contra imunidade de Gilmar Fabris
Arquivo

O Supremo Tribunal Federal – STF vai julgar, na próxima semana, a Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI, postulada pela Associação Brasileira de Magistrados – AMB contra a Constituição de Mato Grosso. A ação com pedido de medida cautelar visa derrubar a imunidade estendida aos deputados estaduais que beneficiou, recentemente, Gilmar Fabris (PSD). Preso durante a Operação Malebolge, ele foi liberado depois de 40 dias, por decisão da Assembléia Legislativa que aprovou a revogação da prisão do deputado.

A presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, incluiu na pauta da quarta-feira, dia 6 de dezembro, o julgamento da ação contra a constituição do estado que estende aos parlamentares o mesmo benefício concedido pela Constituição Federal aos deputados federais e senadores da República.

No entendimento dos membros da AMB, a interpretação jurisprudencial utilizada pelo Legislativo local para dar imunidade aos parlamentares estaduais não se justifica, a despeito do parágrafo 1º do artigo 27 da Constituição Federal que determina a observância das garantias dos deputados federais e senadores, aos deputados estaduais.

Na ação, os magistrados esclarecem que “a interpretação da imunidade dada aos deputados federais e senadores parte do pressuposto de garantir a preservação da representação popular por eles exercida”. O que visa manter íntegro o regime democrático da nação. Desse modo não se aplicaria aos estados e municípios.

No entendimento dos membros da AMB, a interpretação da norma contida no parágrafo 1º do artigo 27, quanto à atribuição aos deputados estaduais das mesmas imunidades dos deputados federais e senadores não pode alcançar as imunidades formais, pois o motivo da aplicação das mesmas não se fazem presentes aos deputados estaduais.

No caso dos deputados estaduais, os juízes explicam que a competência originária de ações contra esses parlamentares é do Tribunal de Justiça ou, eventualmente, da Justiça Eleitoral ou da Justiça Federal. A AMB sustenta na ação que os dispositivos da Constituição Estadual estão “limitando a atuação do Poder Judiciário”, pois permite que a Assembléia Legislativa suspenda a eficácia de decisões da Justiça e também processo contra deputados.

Com essa interpretação, os parlamentares em Mato Grosso revogaram a prisão do deputado Gilmar Fabris, acusado de obstrução da Justiça. Ele foi preso em setembro deste ano, depois que deixou o apartamento onde mora com a mulher, carregando uma pasta que poderia conter documentos.




fonte: A.E



rotary anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados