Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Designer reconstrói crânio de índio que viveu no século XI em Cáceres
Data:01/12/2017 - Hora:08h48
Designer reconstrói crânio de índio que viveu no século XI em Cáceres
Facebook

O crânio de um índio da etnia Xarayes, que teria vivido na região da Fazenda Descalvados, em Cáceres, há mil anos, durante o século 10, foi reconstruído digitalmente pelo designer Cícero Moraes, em parceria com pesquisadores da Unemat. Cícero demorou cerca de duas semanas para concluir o trabalho, que foi mostrado durante o evento “Escola Regional de Informática Mato Grosso anteontem, 29.

Uma versão do rosto será impressa em 3D, pintada pela artista plástica Mari Bueno e exposta ao público a partir do ano que vem. Através da computação gráfica e cálculos precisos, Cícero consegue descobrir, por exemplo, a distância entre o nariz e a boca. Ele comparou o trabalho dele ao de um pedreiro que precisa preparar o solo e calcular quantos pisos serão necessários para cobrir uma área determinada.

Como o crânio foi encontrado sem a parte da mandíbula do índio, Cícero precisou reconstruí-la digitalmente, a partir de proporções e cálculos, explicando que durante uma reconstrução forense de crime, a face é feita apenas na cor cinza, porque é preciso ter acesso ao DNA da pessoa para determinar detalhes como cor da pele e cabelo.

Ele estuda a técnica de reconstrução forense desde 2011 e já participou de projetos em países, como México, Peru e França. “Reconstruí o rosto de São Valentin, em junho, de uma líder da elite peruana e uma vítima do vulcão Vesúvio. No Brasil, reconstruí o rosto de um indígena de dois mil anos e de dois homens de Lagoa Santa, em Minas Gerais”, contou.

O crânio original ficará guardado em um ambiente onde não será afetado por mudanças climáticas e a réplica feita por Cícero será exposta. O arqueólogo Luciano Pereira, explicou que o local onde o crânio foi encontrado era um cemitério indígena. O objeto foi encontrado junto a peças de cerâmica, em novembro de 2011, no Sítio Arqueológico Índio Grande, a 150 km de Cáceres.




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados