Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Unemat realiza 8º Congresso da Escola Regional de Informática
Data:28/11/2017 - Hora:08h33
Unemat realiza 8º Congresso da Escola Regional de Informática
Divulgação

A Unemat em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Fapan e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, abriu ontem, 27, a 8ª edição do Congresso da Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT) evento que encerra-se amanhã, 29, abordando o tema ‘Computação e seus elos digitais: Das revoluções em curso e do curso de algumas revoluções.’

Realizado pela primeira vez no município de Cáceres, o evento traz à tona discussões acerca de três notáveis revoluções tecnológicas em curso, que decorrem do desenvolvimento de aplicações da Computação: as revoluções da informação, da comunicação e da produção, privilegiando uma visão multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar da Computação e suas aplicações.

Conforme o professor Gleber Nelson Marques, um dos organizadores do congresso, a Computação e suas aplicações têm importância central e estratégica para o mundo, e em especial em um estado como Mato Grosso para viabilizar desenvolvimento responsável e sustentável.

Marques conclama todos a refletir sobre como, “podemos nos beneficiar, beneficiar cada segmento e beneficiar a sociedade quanto ao uso consciente das tecnologias digitais hoje disponíveis, e também a conhecer o que está por vir,”.

Serão realizados mini-cursos e oficinas, além de apresentações de trabalhos resumidos e completos que serão publicados nos anais do evento. De acordo com a organização, com a realização de várias mostras, espera-se maximizar a interação entre os participantes e visitantes e os temas e tecnologias abordadas, buscando contribuir com informações úteis e exibir soluções e curiosidades tecnológicas digitais.

Buscando oferecer um espaço de discussão acadêmica especializada, o congresso proporciona aos participantes e visitantes acesso às sessões técnicas para discussão dos trabalhos completos aceitos e às exposições de pôster para os artigos curtos durante o dia, além das conferências e palestras com especialistas e personalidades durante as noites, mostras tecnológicas como robótica, drones e impressão 3D.

Durante o evento, será realiza pela primeira vez a reconstrução facial forense de um crânio indígena mato-grossense, do ano 1000, além de cerâmicas e outros artesanatos indígenas também do Século X. Todos são originários do Sítio Arqueológico Índio Grande, que abriga vestígios da civilização pré-colonial que ocupou a área de Descalvados, no Pantanal da região de Cáceres, por pelo menos um milênio, entre os anos de 800 a 1800 depois de Cristo (D.C.).

A reconstrução será feita através de uma parceria dos alunos de Computação e História da Unemat com o designer gráfico Cícero André da Costa Moraes. O modelo da face reconstruída será confeccionado em forma de busto em impressão 3D, graça a uma parceria com a UFMT e outros colaboradores. Durante o encerramento será feita a entrega do busto para o Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia da Unemat em Cáceres.




fonte: Assessoria com Redação



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Endereçamos votos de felicidades a querida Maria Luzia que trocou de idade recebendo o carinho e abraços dos amigos e familiares. Que Papai do Céu lhe cubra com o manto da  saúde e amor. Está acontecendo no estacionamento do Juba Supermercados, sito a Rua Padre Cassemiro, a Feira do Livro Espírita realizada pelo Grupo Espírita Bezerra de Menezes. A feira que teve início ontem reúne inúmeras obras dos mais renomados autores espíritas. O evento  segue até sábado das 9h às 21h. Vale conferir. Flores multicoloridas a nossa querida assinante Alzira Lindote, Dona Giroca, que acompanha todas as manhãs nosso matutino. Obrigada pela leitura e por todos esses anos prestigiando o nosso jornal.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados