Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Unemat realiza 8º Congresso da Escola Regional de Informática
Data:28/11/2017 - Hora:08h33
Unemat realiza 8º Congresso da Escola Regional de Informática
Divulgação

A Unemat em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Fapan e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, abriu ontem, 27, a 8ª edição do Congresso da Escola Regional de Informática de Mato Grosso (ERI-MT) evento que encerra-se amanhã, 29, abordando o tema ‘Computação e seus elos digitais: Das revoluções em curso e do curso de algumas revoluções.’

Realizado pela primeira vez no município de Cáceres, o evento traz à tona discussões acerca de três notáveis revoluções tecnológicas em curso, que decorrem do desenvolvimento de aplicações da Computação: as revoluções da informação, da comunicação e da produção, privilegiando uma visão multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar da Computação e suas aplicações.

Conforme o professor Gleber Nelson Marques, um dos organizadores do congresso, a Computação e suas aplicações têm importância central e estratégica para o mundo, e em especial em um estado como Mato Grosso para viabilizar desenvolvimento responsável e sustentável.

Marques conclama todos a refletir sobre como, “podemos nos beneficiar, beneficiar cada segmento e beneficiar a sociedade quanto ao uso consciente das tecnologias digitais hoje disponíveis, e também a conhecer o que está por vir,”.

Serão realizados mini-cursos e oficinas, além de apresentações de trabalhos resumidos e completos que serão publicados nos anais do evento. De acordo com a organização, com a realização de várias mostras, espera-se maximizar a interação entre os participantes e visitantes e os temas e tecnologias abordadas, buscando contribuir com informações úteis e exibir soluções e curiosidades tecnológicas digitais.

Buscando oferecer um espaço de discussão acadêmica especializada, o congresso proporciona aos participantes e visitantes acesso às sessões técnicas para discussão dos trabalhos completos aceitos e às exposições de pôster para os artigos curtos durante o dia, além das conferências e palestras com especialistas e personalidades durante as noites, mostras tecnológicas como robótica, drones e impressão 3D.

Durante o evento, será realiza pela primeira vez a reconstrução facial forense de um crânio indígena mato-grossense, do ano 1000, além de cerâmicas e outros artesanatos indígenas também do Século X. Todos são originários do Sítio Arqueológico Índio Grande, que abriga vestígios da civilização pré-colonial que ocupou a área de Descalvados, no Pantanal da região de Cáceres, por pelo menos um milênio, entre os anos de 800 a 1800 depois de Cristo (D.C.).

A reconstrução será feita através de uma parceria dos alunos de Computação e História da Unemat com o designer gráfico Cícero André da Costa Moraes. O modelo da face reconstruída será confeccionado em forma de busto em impressão 3D, graça a uma parceria com a UFMT e outros colaboradores. Durante o encerramento será feita a entrega do busto para o Museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia da Unemat em Cáceres.




fonte: Assessoria com Redação



anuncie AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
High Society
Celebrou em grande estilo a maioridade a linda Gabi Fornanciari que na oportunidade recebeu os familiares e amigos. Que esse novo ano venha recheado de conquistas, saúde e muitas felicidades são os votos da família do JCC.  Com  atraso mas em tempo de desejar felicidades ao professor Elvis Sacramento, que na oportunidade recebeu o carinho dos alunos do Q.I Centro Educacional, dos amigos e familiares. Que essa data se repita por muitos anos são os nossos mais sinceros votos. Feliz Niver! Na city curtindo merecidas férias Erni Pinheiro Saravy, que aproveita os dias de folga para rever familiares e amigos, além é claro de apreciar as belezas da Princesinha.  Desejamos ótima estada e bom descanso.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados