Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
QI novo
Vereador busca regularizar os agentes comunitários de Saúde
Data:27/11/2017 - Hora:08h58
Vereador busca regularizar os agentes comunitários de Saúde
Assessoria

Na sessão da ultima terça-feira, 21, o vereador tucano Cézare Pastorello, apresentou requerimento ao Secretário Municipal de Saúde de Cáceres para que esclareça quais medidas foram tomadas em relação à Recomendação 021/2017 do Ministério Público Estadual, parte do Inquérito Civil 011/2016.

“Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias deveriam ser mais valorizados. São, no SUS, os que realmente atuam, dia a dia, na prevenção. Mesmo assim, são os últimos a receber atenção do poder público. Não tiveram a sua situação jurídica regularizada, o que causa insegurança. Tem direito aos incentivos, que o Governo Federal envia, mas todo ano é uma novela para receber. Estamos trabalhando nessa questão desde o começo do mandato e o Ministério Público também tem interesse nisso” afirma  Pastorello.

Outro ponto constante no requerimento é a contratação de empresa para realização de processo seletivo ou concurso público para contratação de mais agentes. O vereador enfatiza a necessidade de agentes: “Cáceres tem um déficit de 160 Agentes Comunitários de Saúde. Vale dizer que o salário desses agentes é pago pelo Governo Federal, mas, cabe ao município promover a contratação. 160 agentes a menos, significa sobrecarga aos atuais (nas ações coletivas) e muitas áreas descobertas. Não tem como ter cobertura de PSF sem agentes! Os agentes promovem o elo entre o cidadão e a saúde pública, ou seja, os agentes realmente promovem saúde, não apenas cuidam de doenças,”pontua.

Além disso, o vereador ainda destaca a necessidade de se fazer o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes, uma vez que o pagamento da insalubridade já está previsto em Lei Federal e deve ser fixado em lei municipal. Com a resposta do Executivo, Pastorello pretende que as providências sejam tomadas ainda neste ano, visto que no ano que vem haverá eleições não poderá ser feito concurso ou seletivo a partir de abril.




fonte: Assessoria



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
High Society
Celebrou em grande estilo a maioridade a linda Gabi Fornanciari que na oportunidade recebeu os familiares e amigos. Que esse novo ano venha recheado de conquistas, saúde e muitas felicidades são os votos da família do JCC.  Com  atraso mas em tempo de desejar felicidades ao professor Elvis Sacramento, que na oportunidade recebeu o carinho dos alunos do Q.I Centro Educacional, dos amigos e familiares. Que essa data se repita por muitos anos são os nossos mais sinceros votos. Feliz Niver! Na city curtindo merecidas férias Erni Pinheiro Saravy, que aproveita os dias de folga para rever familiares e amigos, além é claro de apreciar as belezas da Princesinha.  Desejamos ótima estada e bom descanso.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados