Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Vereador busca regularizar os agentes comunitários de Saúde
Data:27/11/2017 - Hora:08h58
Vereador busca regularizar os agentes comunitários de Saúde
Assessoria

Na sessão da ultima terça-feira, 21, o vereador tucano Cézare Pastorello, apresentou requerimento ao Secretário Municipal de Saúde de Cáceres para que esclareça quais medidas foram tomadas em relação à Recomendação 021/2017 do Ministério Público Estadual, parte do Inquérito Civil 011/2016.

“Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias deveriam ser mais valorizados. São, no SUS, os que realmente atuam, dia a dia, na prevenção. Mesmo assim, são os últimos a receber atenção do poder público. Não tiveram a sua situação jurídica regularizada, o que causa insegurança. Tem direito aos incentivos, que o Governo Federal envia, mas todo ano é uma novela para receber. Estamos trabalhando nessa questão desde o começo do mandato e o Ministério Público também tem interesse nisso” afirma  Pastorello.

Outro ponto constante no requerimento é a contratação de empresa para realização de processo seletivo ou concurso público para contratação de mais agentes. O vereador enfatiza a necessidade de agentes: “Cáceres tem um déficit de 160 Agentes Comunitários de Saúde. Vale dizer que o salário desses agentes é pago pelo Governo Federal, mas, cabe ao município promover a contratação. 160 agentes a menos, significa sobrecarga aos atuais (nas ações coletivas) e muitas áreas descobertas. Não tem como ter cobertura de PSF sem agentes! Os agentes promovem o elo entre o cidadão e a saúde pública, ou seja, os agentes realmente promovem saúde, não apenas cuidam de doenças,”pontua.

Além disso, o vereador ainda destaca a necessidade de se fazer o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes, uma vez que o pagamento da insalubridade já está previsto em Lei Federal e deve ser fixado em lei municipal. Com a resposta do Executivo, Pastorello pretende que as providências sejam tomadas ainda neste ano, visto que no ano que vem haverá eleições não poderá ser feito concurso ou seletivo a partir de abril.




fonte: Assessoria



anuncie rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados