Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Saúde firma parceria com Fapan para a educação preventiva bucal
Data:09/11/2017 - Hora:09h05
Saúde firma parceria com Fapan para a educação preventiva bucal
Ilustrativa

A secretaria de saúde atualmente atende 17 escolas do município com um trabalho de educação preventiva de saúde bucal. Essa ação é realizada com a distribuição de kits de higiene bucal aos alunos para que seja feita a escovação supervisionada, além de palestras educativas. Para 2018 foi firmada uma parceria com a Fapan, na qual acadêmicos de odontologia irão atuar na área de prevenção, através de escovação supervisionada e palestras nas escolas sem cobertura PSF´s, desta forma atingindo 100% das escolas do município.

Com essas orientações, a intenção é a de desenvolver hábitos saudáveis que previnem e evitam doenças bucais. A prevenção é a melhor maneira de promover qualidade de vida e bem estar social, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo.

Além do projeto que faz o atendimento de prevenção, também existe um projeto que atende as crianças nas escolas da zona rural de Cáceres.

O atendimento consiste no deslocamento de uma equipe constituída por representantes da SMS, professores odontologia da FAPAN e acadêmicos, onde na escola rural previamente escolhida, são distribuídos kits de higiene bucal, com orientação da importância da escovação, é feito um levantamento epidemiológico, CPOD, e em cima desse levantamento, são triados alunos com alto, médio e baixo índice de cárie. Então são organizadas as estratégias de atendimentos; os de alto índice de cárie são trazidos até nossas unidades para que os mesmos recebam os devidos tratamentos, os alunos classificados em médio e baixo risco têm o tratamento é realizado na própria escola, a chamada Técnica ART, onde se faz uma curetagem nos dentes (decíduos) e é colocado um material que libera flúor, fazendo com que essa cavidade bucal fique mais saudável para receber os dentes permanentes, não só melhorando a qualidade de vida dessas crianças, que deixará de sofrer dores frequentes com as cáries rampantes, como também onerar menos o sistema através de prevenção de cáries, como também da saúde em geral, pois sabemos que muitas infecções são oriundas de infecções bucais. O projeto recebe todo apoio da gestão municipal, com disponibilidade do transporte para as equipes, bem como também, o transporte dessas crianças até as unidades de saúde bucal do município.




fonte: Ascom com Redação



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados