Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Imagens que salvam Vidas
Data:08/11/2017 - Hora:09h09

O Dia do Radiologista é comemorado anualmente no dia 8 de novembro, portanto, esta quarta feira, é a data que conforme registro no calendário, homenageia este profissional, responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X; uma das principais invenções da medicina contemporânea e também, por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano. Ilustrando melhor a efeméride, o Dia do Radiologista celebra tanto os médicos radiologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em medicina, quanto os técnicos em radiologia, que concluíram o ensino médio e se formaram em um curso técnico em radiologia. Muitas pessoas confundem o Técnico em Radiologia com o Médico Radiologista, quando na verdade são duas profissões que se complementam. O Técnico em Radiologia é responsável por operar os equipamentos e freqüentemente tem contato com o paciente; enquanto o médico faz a análise crítica do pedido de exame, conhece as indicações e contra-indicações dos métodos, faz exames e laudos, correlacionando os achados obtidos com os dados clínicos, e deve ter base de física para entender a obtenção das imagens, procurando sempre melhorá-la e realizar uma documentação de boa qualidade.

A data, refere-se ao 8 de Novembro de 1895, quando o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou a fazer experiências em seu laboratório na Universidade de Wurzburg e  que viriam a se tornar uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.

Em 22 de dezembro do mesmo ano, Roentgen usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa. Sem saber ao certo o tipo de "raio" capaz de fazer tal feito, o alemão chamou a invenção de "Raio-X", sendo que o "X" sempre foi usado para indicar aquilo que é indeterminado ou desconhecido. Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o "Raio-X". Assim, os profissionais da área decidiram decretar o dia 8 de novembro como o Dia do Radiologista, homenageando a data em que o cientista começou seus estudos que levariam a descoberta de um dos aparelhos mais importantes do século XX.

A radiologia é a especialidade médica que se ocupa em gerar imagens do corpo mediante vários agentes físicos (RX, Ultrasom, Campos Magnéticos, etc.) e de utilizar essas imagens para o diagnóstico e em grau menor, para prognóstico e tratamento dos pacientes. Ela pode ser separada em: Radiologia Diagnóstica ou Radiodiagnóstico, se centra principalmente em diagnosticar as enfermidades mediante a imagem e Radiologia intervencionista, se centra principalmente no tratamento das enfermidades, mediante o emprego de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos guiados por técnicas de imagem. Neste espaço queremos hoje homenagear os radiologistas de Cáceres e região e em tempo, lembrando que, conforme dizem, imagens valem mais do que mil palavras, algumas ainda são capazes de salvar vidas! Parabéns, Radiologista! ***__Rosane Michelis – Jornalista/Colunista do Correio Cacerense.




fonte: Rosane Michelis



rotary anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados