Diretora administrativa: Rosane Michels
Segunda-feira, 23 de Abril de 2018
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Pioneiro e mãe repousam na área leste do S. João Batista
Data:02/11/2017 - Hora:09h23
Pioneiro e mãe repousam na área leste do S. João Batista
JCC

Na área leste da necrópole de São João Batista em Cáceres, pioneiros do inicio do século XIX repousam no sono eterno dos justos, dentre eles, João Carlos Pereira Leite, o Major João Carlos, nascido na Fazenda Jacobina, segundo filho da prole do coronel João Pereira Leite com a esposa Maria Josepha, aos 4 de novembro de 1816 e falecido aos 3 de outubro de 1880.

Após a morte de seu pai em 1833, ainda muito jovem, com 17 anos, desempenhou o papel de braço direito da mãe Maria Josepha, na condução da Jacobina, bem como Descalvado, Jauru, Cambará, por ele fundadas, e as várias sesmarias que compunham as terras de propriedade dos Pereira Leite na região.

Conforme Dona Luzia Pereira de Souza Corbelino, filha de Adelina Pereira Leite, descendente do Major João Carlos, seu parente, a história diz que ele além de político militante, reconhecido como esteio do Partido Conservador em toda a região, dedicou especial atenção Vila Maria, hoje cidade de Cáceres. Conforme a historiadora Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira da UFMT, Major Carlos foi o criador do Cemitério São João Batista, as suas expensas. Ali também, sua última morada em 3 de outubro de 1880, oito anos antes de sua mãe D. Maria Josepha, que faleceu no dia 3 de novembro de 1888 e foi sepultada na mesma quadra do filho.

 




fonte: Da Redação



JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Curtindo as belezas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra as amigas Marinalva Denipotte Manfrin e Fabíola Campos Lucas. Uma ótima estada no País vizinho. Votos de breve recuperação a amiga Suzy Kristina dos Santos, que sofreu uma torção no tornozelo e está de repouso impossibilitada de andar. Estamos na torcida pela seu reestabelecimento. Grande abraço. Nosso Destaque VIP para a competente equipe do Kaskata Flutuante que serve a melhor comida da cidade. Forte abraço a família Natal que está a frente de bem servir os cacerenses e visitantes. Pra hoje fica a dica de saborear aquele delicioso peixe a La Kaskata.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados